Pesquisar este blog

domingo, 1 de outubro de 2017

Pelourinho Dia e Noite retoma atividades no mês de outubro

O mês de outubro chega com uma programação cultural especial do Pelourinho Dia e Noite, que volta, após um breve intervalo, a encher as ruas do Centro Histórico de intervenções artísticas, teatro, artesanato, música e poesia, e agora com muito mais intensidade e diversidade. A programação começa a partir do dia 5, ocupando as ruas do Centro Histórico de domingo a domingo, e integra o programa Salvador 360, no eixo Centro Histórico. O órgão que coordena o Pelourinho Dia e Noite é a Diretoria de Gestão do Centro Histórico.
E por ter um forte turismo religioso, foi pensada uma programação específica nas igrejas, chamada “Popelô – Polo de Orquestras do Pelô”, que é um programa de residência de orquestras populares nas igrejas do Centro Histórico, sob coordenação do maestro Ângelo Rafael. O Popelô é dividido em três eixos: o primeiro deles é o “Ensaio de Portas Abertas”, que terá atividades nas segundas, na Igreja do Boqueirão, sempre de 17h às 19h, com a Orquestra Afrosinfônica, sob a regência do Maestro Bira Marques.
Nas terças, o ensaio segue para a Igreja da Misericórdia, também de 17h às 19h, com a Sanbone Orquestra, sob a regência do Maestro Hugo Sanbone. Às quartas, as atividades seguem para a Igreja de São Domingos, com ensaio das 17h às 18h, com a orquestra São Salvador, com o Maestro Fred Dantas. Aos sábados, o ensaio marca a programação na Igreja de N. Sra. do Carmo, das 10h às 12h, com a orquestra de Câmara de Salvador (OCSal), sob a regência do Maestro Ângelo Rafael.
O segundo eixo do Popelô é a “Missa Orquestrada”, que acontece às quartas, na Igreja de São Domingos, às 18h, com a apresentação da Orquestra de Câmara de Salvador, com o Maestro Fred Dantas. O terceiro eixo é intitulado “Concertos”, que acontece sempre aos domingos, na Igreja de São Francisco, com a apresentação de uma orquestra às 11h.
Domingo gastronômico – Aos domingos, às 11h, um grande projeto que une história, arte e gastronomia, será desenvolvido em restaurantes do Pelourinho e Largo São Francisco. Atores baianos encenarão personagens históricos, como Gregório de Matos e Luiz Gonzaga. A dramaturgia gastronômica será de Aninha Franco e a direção, de Rita Assemany. Além das peças teatrais, haverá um resgate da culinária tradicional nos restaurantes da região que terão no cardápio opções como o Efó e o arroz de hauçá. Esta ação acontece nos dias 8 e 22 de outubro, e 5 e 19 de novembro e 3 de dezembro.
Circuito Jorge Amado – Um musical de rua itinerante com direção de Edvard Passos, direção musical de Luciano Bahia e composição das músicas feitas por Gerônimo, tomará conta do Pelô sempre às sextas, das 19h às 21h. O "Circuito Jorge Amado" começa com a encenação do “Velório de Quincas Berro D’Água”, no Largo do Pelourinho, e encerra com “Cabaré da Zazá”, na Cantina da Lua.
Samba e percussão – Na Praça da Sé e no Terreiro de Jesus, sempre às 19h das terças-feiras, haverá encontro de rodas de samba, no projeto intitulado “Terça da Benção”. Já o projeto “República dos Tambores”, levará às ruas do Centro Histórico os grupos Kizumba, Tambores e Cores, Meninos da Rocinha e Banda Didá (um grupo por dia), numa atividade marcada sempre de quarta a sábado, às 17h30, e no domingo, às 12h, do Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus.
Sabor & Arte Do Carmo Ao Santo Antônio – Grupos de música, de dança e de cultura popular vão circular do Carmo ao Largo de Santo Antônio nos dias 21 de outubro, 4 e 18 de novembro e 2 e 16 de dezembro, sempre de 15h às 20h.
Fotografia e cinema – O “Maratona Clic” será um concurso relâmpago de fotografia por celular para jovens de 14 a 24 anos, realizado aos sábados – 14 de outubro, 18 de novembro e 16 de dezembro, das 10 às 14h, no Terreiro de Jesus. Filmes nacionais e estrangeiros serão exibidos no Largo de Santo Antônio, às quintas-feiras (19 de outubro, 16 de novembro e 7 de dezembro), sempre às 19h, dentro do projeto “Cinema na Praça”.
Diretoria – Lançada há cinco meses, a Diretoria do Centro Histórico de Salvador já promoveu diversas ações que, aos poucos, estão dando cara nova à região mais procurada da cidade. As ações envolvem desde a promoção da comunicação entre os diversos setores que fazem parte do Centro Antigo da cidade até a divulgação do local, e ordenamento do trânsito.
Uma das ações realizadas pelo órgão foi a firmação de uma parceria com a Universidade Salvador (Unifacs) para a confecção de fardamentos para os vendedores do comércio informal da região, por alunos do curso de Moda da instituição. Além disso, a diretoria reforçou a comunicação digital da região por meio da criação de redes sociais (Whatsapp e Instagram) e da inclusão de acervo e mapeamento do Centro Histórico ao site Pelourinho Dia e Noite.

Prefeitura publica chamamento público para o Furdunço 2018

A Empresa Salvador Turismo (Saltur) divulgou no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (28) o chamamento público para o credenciamento de atrações artísticas com equipamento sonoro para participação do Furdunço 2018. Os interessados deverão entregar os documentos exigidos em edital no período de 2 de outubro a 30 de outubro de 2017. Vale destacar que todo o regulamento para participação do evento, assim como os prazos para as entregas documentais, constam no edital que pode ser acessado através do site www.compras.salvador.ba.gov.br a partir da segunda-feira (02).
O Furdunço é um projeto da Prefeitura que realizará a sua 4° edição no próximo ano. O evento, que em suas últimas edições foi ampliado e ocorreu em dois dias de Carnaval, um na Barra e outro no Campo Grande, promete ser ainda mais animado na próxima folia momesca. Conhecido pela tranquilidade nas apresentações e por levar famílias inteiras para as ruas da cidade, o Furdunço é composto por apresentações de artistas, duplas, trios e bandas com pequenos e médios equipamentos eletrônicos.
Já o Fuzuê segue com inscrições abertas até o dia 17 de outubro. Para o evento serão selecionados apenas grupos culturais com acompanhamento musical, a exemplo de charangas, fanfarras, orquestras, grupos percussivos, e afins. O edital que regula o chamamento público está disponível no mesmo site. O Fuzuê é uma ação da Prefeitura, que antecede o Carnaval com o objetivo de levar para as ruas a alegria dos antigos carnavais, atraindo pessoas de todas as classes e idades, além de turistas que visitam a cidade.