Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

EDSON GOMES NA CONCHA ACUSTICA/LULU BAHIA TV ENTERTAINMENT NEWS





SHOW DE EDSON GOMES, REI DO REGGAE BRASILERO E BANDA CAO DE RAÇA NA CONCHA ACUSTICA DO TEATRO CASTRO ALVES NA NOITE DE DOMINGO 28 DE JANEIRO DE 2018, FOI SUCESSO !!!!!

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Subúrbio é escolhido para receber equipamento multiuso inovador "COMPLEXO SUBURBIO 360"

Subúrbio é escolhido para receber equipamento multiuso inovador "COMPLEXO SUBURBIO 360"











O Subúrbio de Salvador acaba de ganhar um equipamento completamente inovador para promover o desenvolvimento social e educacional de crianças e jovens. O prefeito ACM Neto inaugurou o Subúrbio 360 nesta sexta-feira (26), dia do seu aniversário, entregando à comunidade um dos mais importantes equipamentos que a gestão municipal já construiu na região, na companhia de familiares, secretários e dirigentes municipais, e população local.
Situado numa região onde moram aproximadamente 400 mil pessoas, o Subúrbio 360, fruto de um investimento de R$30 milhões do município, está dividido em cinco módulos multiuso. No total, são 11 salas, sendo quatro para aulas da Escola Laboratório (Escolab), quatro para práticas esportivas e de dança e outras três para Centro Especial de Reabilitação (CER), que começa a funcionar em abril, gerido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
“Confesso que Deus já me deu muito mais do que pude sonhar. Todos sabem como eu fico feliz em participar de eventos ligados à educação porque é algo em que eu realmente acredito. Penso sempre em minhas filhas, Lívia e Marcela, porque não é justo que as pessoas que nasçam no Subúrbio não tenham as mesmas oportunidades de realizar seus sonhos. Quero que os filhos dos mais pobres tenham o mesmo direito de vencer na vida, de realizar seus desejos”, afirmou o prefeito.
O Subúrbio foi escolhido para receber o equipamento inovador como prova da inversão da lógica da gestão municipal com a aplicação dos recursos. “Construímos essa história de amor que somente o coração pode traduzir. E foi por isso que escolhi essa grande obra no Subúrbio de Salvador. Poderia ser colocada em qualquer lugar da cidade. Talvez um prefeito escolhesse um equipamento como esse numa grande avenida, onde passam milhares e milhares de pessoas. Mas eu escolhi fazer aqui no Subúrbio porque, nos últimos cinco anos, a Prefeitura mudou a lógica de prioridades, passou a olhar para as áreas mais pobres de uma maneira completamente diferente”.
Logo após o discurso, o prefeito visitou as instalações do Subúrbio 360. Nas quadras poliesportivas, por exemplo, foram realizadas atividades de ginástica rítmica, caratê, capoeira e futebol. Na cozinha industrial, foi a vez de verificar a produção de pães e biscoitos, já como prévia dos cursos de panificação e confeitaria a serem oferecidos para mães de alunos da instituição.
No estúdio de rádio, o prefeito foi entrevistado por alunos da rede municipal, que fizeram perguntas sobre se o prefeito gostava de estudar quando aluno, qual era a matéria preferida, investimentos realizados em Educação em Salvador e o que gostaria de ganhar de presente de aniversário. Ainda visitou salas de aula e, novamente, teve parabéns com bolo, ofertado pelos gestores da Gerência Regional de Educação Subúrbio.
Estrutura – O equipamento conta ainda com duas quadras poliesportivas cobertas, um teatro com 400 lugares (que também se transforma em auditório) e uma cozinha industrial para cursos profissionalizantes (voltara para as mães dos alunos), além de refeitório, elevador e rampas para acessibilidade, casa de lixo e de gás, estacionamento e estruturas administrativas.
O Subúrbio 360 está sob a responsabilidade direta da Secretaria Municipal de Educação (Smed), mas outros órgãos municipais são parceiros, a exemplo das pastas de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e de Cultura e Turismo (Secult), através da Fundação Gregório de Matos (FGM). Entram também como parceiros o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Funcionamento – Cerca de 1,5 mil pessoas devem utilizar mensalmente a estrutura do Subúrbio 360, a maior parte crianças. Desse total, 550 possuem entre 6 e 12 anos e vão estudar de segunda a sexta nas 22 turmas da Escolab (11 pela manhã e 11 pela tarde), das 8h às 17h. Essa é a terceira Escolab inaugurada pela Prefeitura, oferecendo, em parceria com o Google e a SmartLab, atividades educativas com a utilização de jogos de raciocínio lógico e linguagem, experimentações artísticas e científicas, tudo com o uso de tablets e até impressoras tridimensionais.
Esses 550 alunos frequentam a escola normal pela manhã ou pela tarde e, no contraturno, se dirigem à Escolab. Assim, têm educação em tempo integral e com acompanhamento pedagógico, aproveitando toda a estrutura oferecida pelo Subúrbio 360. Isso com direito a refeição, lanche e até banho para ir à escola ou quando chegarem à Escolab. Na matrícula, a direção do Subúrbio 360 está priorizando aqueles alunos que são das escolas municipais Graciliano Ramos, Álvaro Vasconcelos da Rocha, Professor Ítalo Gaudenzi e Fazenda Coutos, pois estão próximas do empreendimento. Mas se todas as vagas não forem preenchidas, estudantes de outras unidades poderão fazer a inscrição.

CRIANÇAS ENTREVISTAM ACM NETO RADIO MARE FM./LULU BAHIA TV ENTERTAINMENT...





RADIO MARE FM FUNCIONA DENTRO DO COMPLEXO EDUCATIVO INAUGURADO HOJE "SUBURBIO 360" CRIANÇAS ENTREVISTARAM O NOSSO PREFEITO ACM NETO, NO DIA DA INAUGURAÇAO E DO SEU ANIVERSARIO.

PALAVRAS DE EMOÇAO ANIVERSARIO ACM NETO/LULU BAHIA TV ENTERTAINMENT NEWS





PALAVRAS MUITO EMOCIONADAS DO NOSSO QUERIDO PREFEITO ACM NETO NO DIA DO SEU ANIVERSARIO AO SE DIRIGIR O PUBLICO REUNIDO NO TEATRO DO COMPLEXO "SUBURBIO 360" INAUGURADO NA MANHA DESTA SEXTA FEIRA  ( ARTE , CULTURA, ESPORTE ,GASTONOMIA, CURSOS , REHABILITAÇAO ETC)

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

EXPOSIÇAO "AFETO" NA CASA DO BENIN REVELA RELAÇOES DE AFETO NOS TERREIROS DE CANDOMBLE

Mostra na Casa do Benin revela relações de afeto nos terreiros de candomblé






Em meio às celebrações pelo Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro), a Casa do Benin, espaço cultural gerido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) no Pelourinho, recebe a exposição itinerante AFÉTO. A abertura acontece nesta terça-feira (23), às 18h, e pode ser visitada gratuitamente até o dia 3 de março, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. A mostra fotográfica que vem percorrendo o país chama atenção para as relações de afeto constituídas dentro dos terreiros de Candomblé, a partir do olhar do fotógrafo Roger Cipó. A curadoria é de Marco Antonio Teobaldo.
Na abertura, Cipó receberá profissionais de Fotografia e público em geral para um bate-papo sobre fotografia preta. Para o artista, mais que um registro documental sobre um aspecto específico do Candomblé, o trabalho reitera a importância das relações interpessoais como forma de resistência da cultura afro-brasileira e fortalecimento da identidade do povo de axé, a partir da experiência de fé nos orixás. O terreiro é evidenciado como espaço de acolhimento, em resposta a uma cultura de segregação e ódio fomentado pelo racismo.
Ao percorrer dezenas de terreiros no estado de São Paulo e Rio de Janeiro e vivenciar as diferentes manifestações de fé afro-brasileira, AFÉTO apresenta raras e delicadas imagens que revelam a interação dos fiéis entre si. Dentre elas estão as de uma família ao redor das obrigações sagradas, e as registradas durante as cerimônias, quando os orixás manifestam afeto por meio das sacerdotisas e sacerdotes. Roger Cipó é Alabê que, no candomblé, é o responsável pela orquestra dos atabaques.

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Terceira edição do Bike Fuzuê anima abertura do Circuito Orlando Tapajós

Terceira edição do Bike Fuzuê anima abertura do Circuito Orlando Tapajós

Pelo terceiro ano consecutivo, as bikes vão dar um clima diferente e especial na abertura do Fuzuê – primeiro dia do pré-Carnaval de Salvador 2018 que acontece no sábado (3), no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra). Idealizada pelo Movimento Salvador Vai de Bike com grupos de pedal da cidade, a ação promete reunir centenas de usuários da bicicleta e mistura diversão e ativismo.
A concentração dos ciclistas será na Praça Bahia Sol, em Ondina, a partir das 14h. A saída do Bike Fuzuê está programada para 15h, quando os participantes deverão se dirigir para as imediações do Clube Espanhol.
Além de muita música e pedaladas, a atração também contará com o concurso de fantasia. No momento da concentração, a partir das 14h, um fotógrafo vai registrar o look dos ciclistas. As imagens vão ser disponibilizadas nas redes sociais do MSVB no Facebook ou Instagram. As três fotos mais curtidas vão ganhar brindes especiais e a melhor fantasia vai ser premiada com uma bicicleta.
“Esse é um evento que conta ainda com bandas e grupos de chão, tem reunido famílias inteiras e é a cara dos ciclistas. Uma festa descontraída e cheia de energia. Nossa expectativa é que mais de 300 pessoas com as ‘magrelas’ participem do Bike Fuzuê", declara o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, também responsável pelo Movimento Salvador Vai de Bike. A primeira edição da festa aconteceu em 2015 e reuniu cerca de 200 ciclistas.

Nova escola municipal em Pirajá inaugurada hoje vai beneficiar 330 alunos"Escola Municipal Adilson de Souza Galo


Nova escola municipal em Pirajá inaugurada hoje vai beneficiar 330 alunos"Escola Municipal Adilson de Souza Galo

Uma estrutura mais ampla, moderna e confortável para a comunidade de Pirajá, que comemorou a entrega da nova Escola Municipal Adilson de Souza Galo na manhã desta terça-feira (23). A inauguração contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis, além do secretário da Educação, Bruno Barral, demais gestores municipais, vereadores, lideranças e população. A unidade funcionava em uma casa alugada, contava com quatro salas de aula e tinha capacidade para atender 110 alunos. Com a construção do novo prédio, a 300 metros do antigo, a escola passou a ter nove salas e a atender 330 alunos.  
"Alegria é a palavra que resume o sentimento de todos aqui, ao receber esse prédio lindo. É um sentimento de dever cumprido, é o sorriso dos alunos, é a satisfação de fazer parte dessa escola. Tudo o que foi projetado aqui foi pensado nos alunos. Que todos tomem posse dessa estrutura e a conservem. Se empenhem para que consigam alcançar resultados ainda melhores", disse a diretora Ivonete Santos.
ACM Neto lembrou que, em 2017, a Prefeitura chegou a aplicar mais de 29% do orçamento em educação, quando a obrigação constitucional é de 25%. "Isso demonstra o comprometimento e a prioridade da Prefeitura com a educação. Recursos que são revertidos para construção, reconstrução e manutenção de escolas, implantação de plano de cargos e vencimentos, melhoria da qualidade da merenda, oferta de dois kits escolares este ano e contratação de soluções pedagógicas. Tudo isso tem resultado na melhoria dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)", elencou.
Além disso, o prefeito pediu empenho da equipe para atender a um sonho da comunidade: a construção do campo de futebol do Conjunto Pirajá. "Algo que vai contribuir ainda mais para a transformação social da localidade", completou.
Melhorias - A unidade de ensino foi erguida em uma área de 782 metros quadrados, com um investimento de R$ 2,2 milhões. O local agora dispõe de depósito, cozinha, sala de leitura, sala de professores, diretoria, despensa, secretaria e sanitários, inclusive para pessoas com deficiência, dentre outros ambientes. O ensino abrange da Pré-Escola (do grupo 4 ao 5, nos turnos matutino e vespertino) ao Fundamental I (do 1º ao 5º ano nos turnos matutino e vespertino).
Expansão - De 2013 até agora, a Prefeitura já executou obras de construção, reconstrução e reforma em 223 unidades escolares da cidade - o que ultrapassa 50% do total da rede. Em 2016, Salvador foi a capital que mais cresceu na educação básica – subiu 9 posições no ranking nacional. A nota da capital baiana cresceu de 4,0 para 4,7 no Ensino Fundamental dos anos iniciais. Nos anos finais (Ensino Fundamental 2), a nota saltou de 3,0 para 3,4, num crescimento de mais de 10%.

sábado, 20 de janeiro de 2018

A programação do primeiro camarote gratuito do Carnaval de Salvador terá início neste sábado (20), com o show da cantora baiana Alinne Rosa na Varanda Redonda, da Casa Skol, às 18h. Essa primeira apresentação - assim como a do sertanejo Dan Valente, no próximo dia 27 - será exclusivamente para a rua. A ação é realizada pela Skol, patrocinadora do Carnaval de Salvador, em parceria da Prefeitura. 
Localizado na Avenida Oceânica, na Barra, o camarote foi pensado para tornar o Carnaval da capital baiana ainda mais democrático, com uma programação diversificada para atrair todos os gostos e públicos. O espaço terá apresentações do grupo FitDance para animar a abertura da casa, como também em todos os dia da folia. 
O espaço vai receber no primeiro domingo de fevereiro (4), data em que também ocorre mais uma edição do movimento Furdunço, a banda Àttooxxá. A partir desta data, o espaço funcionará aberto ao público com um palco pensado para entreter tanto os foliões de dentro e fora do local.  O camarote tem capacidade para receber 1,5 mil pessoas. 
Inclusão - Voltado para a inclusão, o camarote tem estimativa de levar entretenimento para aproximadamente 15 mil foliões. Durante o Carnaval, se apresentarão no local Margareth Menezes, Pitty, Rael, Larissa Luz, Felguk, Karina Buhr  e Nego do Borel.

Prefeitura requalifica iluminação de 40 equipamentos esportivos

Bairros que possuem pelo menos um campo ou quadra de futebol costumam atrair sempre um público, principalmente de jovens, para prática de esportes nesses equipamentos. Embora esses espaços sejam disputados em qualquer hora do dia, muitos deles estavam impossibilitados de receber “babas” nos períodos noturnos, devido à falta de refletores ou condições precárias de iluminação. As melhorias foram realizadas pela Prefeitura após elaboração de um levantamento que indicou campos e quadras que possuíam problemas de iluminação.
O Setor de Manutenção e Fiscalização da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Semaf/DSIP), vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), vem realizando ações para solucionar demandas do tipo. De outubro de 2017 até a primeira quinzena deste mês, o órgão promoveu a requalificação luminotécnica de 37 campos e três quadras espalhadas por Salvador, e até o final deste mês mais 25 espaços esportivos vão passar por melhorias. Para isso, serão investidos R$ 250 mil dos cofres municipais.
As ações já aconteceram nos campos do Barradão e da Praça dos Esportes (Paripe); no Campo Mirantes de Periperi (Periperi); no Campo de Alto de Coutos (Alto de Coutos); no Campo São Paulo (Saramandaia); no Campo Beira Lixo (Castelo Branco); no Campo do Mirandão (Nova Brasília de Valéria); no Campo do Imeja (Boca do Rio); e no Parque da Cidade (Itaigara). Os serviços incluíram a substituição de lâmpadas e de refletores, além de manutenção de cabeamentos e de quadros de substituição.
As demandas são provenientes das solicitações dos moradores através das Prefeituras-Bairro, por entidades da sociedade civil, como associações e ONGs, e por representantes do poder público. "A população busca qualidade de vida. E essas ações atendem principalmente as comunidades mais carentes, que têm nos campos ou quadras de futebol únicas opções de lazer. Nessas requalificações, não apenas acendemos os refletores, mas fazemos a revisão das instalações elétricas em caráter de manutenção preventiva para garantir a durabilidade dos equipamentos", frisa o diretor de Iluminação, Junior Magalhães.

‘Invasão’ de turistas no período pré-Carnaval anima comerciantes do Pelô


Eles chegam de todos os cantos, lotam bares, restaurantes, lojas e até mesmo estandes do mercado informal. São grupos de portugueses, mexicanos, franceses, alemães, coreanos e argentinos. O Nordeste brasileiro também é representado pelos milhares de turistas que visitam diariamente o Centro Histórico de Salvador, vindos de capitais como Fortaleza, Recife e João Pessoa.
"Geralmente, eles buscam uma comidinha mais leve, de fácil digestão, mas nunca abrem mão de uma bebida gelada para espantar o calor. E estão chegando em grande quantidade neste verão, mesmo antes do Carnaval", celebra a comerciante Rosana Silva, proprietária de um restaurante por quilo na Praça da Sé, que trabalha com grande variedade de pratos a um preço médio de R$ 3 a cada 100 gramas de alimento.
Retornando à capital baiana depois de 10 anos, a paraibana Rebeca Braz conta o que mais a surpreendeu no contato com a cidade após tanto tempo. "Percebe-se de cara que alguma coisa mudou. O trânsito está melhor, mais dinâmico e ordenado. A cidade está bem bonita, os serviços melhoraram,", diz, enquanto tinha - ao lado da irmã Rafaela e da filha Lídia - os cabelos trançados por dona Josefa Santos, 62 anos e 40 apenas realizando a atividade no Pelourinho.
Números - De acordo com informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a média anual de turistas que visitam a capital baiana é próxima a 8,5 milhões de pessoas, sendo que o pico ocorreu em 2014, muito em virtude da realização da Copa do Mundo de futebol, que teve Salvador como uma das cidades-sede. A meta, segundo o secretário Cláudio Tinoco, é manter a média de 800 mil novos turistas até 2020 - conforme previsto no planejamento estratégico do município.
A taxa média de ocupação hoteleira, em 2017, também apontou crescimento, batendo os 58,1%. Nos anos anteriores, chegou a 53,1%, em 2016; 54,7%, em 2015; 58,2%, em 2014; e 57,8%, em 2013. Para o verão deste ano, A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) estima que 2,5 milhões de turistas venham à capital baiana, apresentando uma movimentação econômica turística de cerca de R$ 3,9 bilhões.
Animada com o movimento intenso de visitantes no Pelourinho, dona Josefa lamenta apenas o fato de não dar conta da demanda que tem aparecido em seu estande de tranças neste período. "Melhorou muito o movimento no verão, em relação ao ano passado. Estou ocupada o dia inteiro, e isso é muito bom", comemora.
Fila na porta - Considerado o novo "Queridinho do Pelô", o restaurante Cuco Bistrô traz uma proposta simples que tem agradado a soteropolitanos e turistas, com um cardápio que revisita a cozinha baiana trazendo elementos da culinária internacional. O Prato mais pedido da casa, segundo o proprietário José Iglesias, é a moqueca de camarão feita com ingredientes 100% naturais, como dendê batido diretamente no pilão de madeira e leite de coco extraído da mesma forma. Atualmente, a comida do chef João Silva e toda a atmosfera rústica do lugar faz do Cuco o segundo restaurante soteropolitano mais comentado por visitantes do site TripAdvisor, que avaliam estabelecimentos de cidades turísticas em todo o planeta.
"O movimento neste verão melhorou bastante, sendo que muito deste impulso se deve às ações da Prefeitura, como o Projeto Pelourinho Dia&Noite. É um trabalho que tem agradado não só a mim como a todos os comerciantes da área de gastronomia. Claro que sempre há espaço para ações pontuais em infraestrutura, estacionamentos e fiscalização do mercado informal mas, em linhas gerais, o trabalho tem sido eficaz", diz Iglesias, que nasceu na Espanha, mas foi criado no bairro da Liberdade.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

PROJETO SOU VERAO/Shows gratuitos agitam o Rio Vermelho neste fim de semana

O clima pré-carnaval já toma conta da cidade, e para este fim de semana uma mistura de ritmos vai agitar o Largo da Mariquita. Os shows começam na sexta-feira (19), as 19h, com um baile à fantasia contando com a participação inédita da Banda BRV - Banda do Rio Vermelho. Um projeto livre que tem como objetivo levar a música sem rótulos para o público. Para isso, conta com um time de músicos de peso, que se revezam propositalmente sempre ensaiado e disposto a trabalhar com alegria. Na BRV, o artista principal é a música brasileira. Para esse show, a banda pretende evidenciar em sua apresentação a música da Bahia e do Brasil, com um verdadeiro mix de sucessos. 
No sábado (20), o Dj Raiz dá início à agitação, por volta das 18h. Com o Sound System, o músico vai abrir a noite com chave de ouro. Ainda no sábado, o público poderá conferir um nome pra lá de conhecido da cena alternativa soteropolitana: Zabah Bush, que está de volta aos palcos para lançar seu segundo álbum solo. "A expectativa é grande, principalmente porque vou apresentar meu show solo completo pela primeira vez em Salvador. Estar acompanhado por músicos experientes e contar com o apoio de artistas já consagrados na cena aumentam minha responsabilidade e vontade de dar o meu melhor no palco”, revela Zabah. A cantora sobe ao palco às 19h. 
A noite também vai contar com o show do cantor Márcio Mello e seu ecletismo musical. “Sinto grande necessidade de ter dias diferentes porque sou inquieto; acho que esse é o motivo de eu ser tão mutante. Nunca quis saber qual o motivo da minha existência como artista, prefiro acreditar que posso desempenhar múltiplos papéis na música”, diz o cantor, que sobe ao palco às 20h20. E a diversão não para por aí: o sábado vai contar também com o show da banda Àttøøxxá, às 21h50. A revelação da música baiana vai fazer ferver o Largo da Mariquita e mostrar todo seu potencial e groove para o público presente. 
Para o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, o verão é a época da agitação na cidade, e por isso foi pensada numa programação que aqueça o clima das ruas. "Abrimos as portas para os eventos de verão, agora é movimentar ainda mais os espaços públicos da cidade e levar as famílias e os turistas para a rua. Temos muita coisa legal até o Carnaval”, destaca o gestor. A iniciativa é do projeto Sou Verão, realizado pelo Correio em parceria com a Prefeitura, através da Saltur.

FIQUE POR DENTRO DE TUDO!!! CARNAVAL SALVADOR 2018

FIQUE POR DENTRO DE TUDO !!! CARNAVAL SALVADOR 2018



Serão 700 apresentações e mais de mil horas de música nos sete circuitos oficiais. Além dos circuitos haverá também festa em sete bairros, três ilhas e três palcos temáticos. A folia deste ano será aberta por Claudia Leitte, sem cordas, na Barra, seguida pelo Furdunço, na quinta-feira (8). Terá também palcos nos bairros e shows especiais na Praça Castro Alves além de camarote de graça.
"A prefeitura fez uma pesquisa qualitativa aqui em Salvador e em outros estados, para entender quais aspectos se destacavam para aqueles que curtiram o Carnaval. Eu tive a oportunidade de mostrar o resultado para o trade. Uma coisa chama atenção: cada pessoa que já viveu a experiência fala da festa do povo. O tema deste ano ressalta isso, o povo. A gente sabe que o Carnaval é o palco da felicidade, onde cada uma vai para rua de sua maneira", destacou ACM Neto em coletiva de imprensa no Wish Hotel da Bahia (antigo Sheraton), no Campo Grande, na manhã dessa sexta-feira (12).  O Carnaval 2018 tem patrocínio da Skol, Caixa, Air Europa e Olla. 
Quando vai ter festa?
Dia 3/2 - Fuzuê na Barra
Dia 4/2 - Furdunço na Barra 
Dia 6/2 - Pipoco na Barra com Léo Santana
Dia 7/2 - Circuito Sérgio Bezerra com bandinhas de sopro na Barra
Dia 8/2 - Começa oficialmente o Carnaval com Claudia Leitte, rapper Pitbull e Furdunço na Barra. Além de blocos de Samba no Campo Grande.
De 9 até 13/2 - Programação de blocos na Barra, Campo Grande e nos outros cinco circuitos além dos palcos em bairros. 
Ou seja, só tem livre a segunda-feira, dia 5, para descansar!  Apesar da folga, neste dia está prevista a abertura da Casa do Carnaval.
Como será o pré-carnaval?
A festa começa no sábado (3) que antecede os dias oficiais da festa com o Fuzuê, que desfila pelo terceiro ano. Dentre as 30 atrações estão grupos folclóricos e blocos afro como por exemplo As Kuviteiras. O desfile, de graça, começará a partir das 15h, na Barra. Já no domingo (4) acontece o primeiro dia do Furdunço, no circuito chamado Orlando Tapajós (do Clube Espanhol ao Largo do Farol da Barra), também a partir das 15h.
Vai ter bandinhas do sopro na quarta?
Sim, sim! No dia 7 de fevereiro, um dia antes do início oficial da festa, entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo serão 28 bandas de chão no circuito a partir das 16h. Todas de graça.E vai ter festa nos bairros?
    Cajazeiras: os shows serão no Campo da Pronaica, em Cajazeiras X.
    Periperi:  os shows serão na Praça da Revolução.
    Itapuã:  os shows serão no Centro de Atividade do Parque Metropolitano Lagoa das Dunas do Abaeté.
    Liberdade: os shows serão na Praça Nelson Mandela em frente ao Plano Inclinado.
    Boca do Rio: os shows serão no Parque Poliesportivo. 
    Pau da Lima:  os shows serão na Praça Nossa Senhora Auxiliadora. 
    Plataforma:  os shows serão na Praça 15 de Abril.
    Centro Histórico: os shows serão na Praça da Cruz Caída e Terreiro de Jesus.
    Ilhas:  os shows serão nas ilhas dos Frades, de Maré e Bom Jesus dos Passos. 

Que horas começarão as festas nos bairros?
Sempre a partir das 19h.
Quem vai abrir o Carnaval? 
A abertura do Carnaval será feita pela cantora Claudia Leitte no trio sem cordas, no circuito Barra-Ondina a partir das 17h no dia 8 de fevereiro. Ela terá a participação do rapper e produtor americano Pitbull. Depois de Claudia, o Furdunço desfilará de graçaVai ter baile infantil?
Serão dois dias com programação exclusiva para as crianças de graça. A programação acontecerá no Campo Grande sempre das 10h às 12h de sábado (10) e terça-feira (13) com Lore Improta, as bandas As Unicórnias, Canela Fina e Cadeira de Brin, por exemplo. 
E quem for portador de deficiência?
Terá camarote para portadores de deficiência no Campo Grande, Piedade e Ondina. 
Que dia vai ter BaianaSystem no Furdunço?
Convidada a desfilar no primeiro dia do Furdunço, a banda sairá no domingo, dia 4.Como ficará a música eletrônica?
Uma torre eletrônica será montada no Farol da Barra e funcionará a partir de quinta-feira (8) com apresentação de DJs e músicas eletrônicas. 
E o Centro Histórico?
Terá um palco com cinco orquestras - Maestro Zeca Freitas, Fred Dantas, Paulo Primo, Sérgio Bezerra e Hugo Sambone - que farão bailes de Carnaval durante a folia a partir das 16h. 
Vai ter palco na Castro Alves?
Sim! Com apresentações gratuitas. Na segunda-feira (12) vai ter show da banda ÀtooxxÁ e terça (13) com Armandinho, Dodô & Osmar. 
Vai ter camarote de graça?
Salvador terá o primeiro 'camarote' aberto ao público no Carnaval da Bahia. A ação será desenvolvida pela Skol, na Barra, e substituirá o palco que foi montado ano passado no Farol da Barra. Este ano, a ideia é montar uma casa - na altura do banco Itaú, na Barra - que funcionará como um camarote só que será aberto ao público. O camarote terá acesso gratuito ao público com atrações musicais que tocarão em um palco que terá vista para a rua também. 
 "O Carnaval é uma operação muito grande e, também neste ano, vamos estar com a mesma operação de suporte e capacitação aos ambulantes, entrega dos kits, equipamentos. Não será o palco Skol no mesmo formato, a gente reformulou para uma estrutura nova que se chama Casa Skol. Como o Carnaval vem numa tendência de democratização, Carnaval sem cordas, a gente vai lançar o primeiro camarote aberto de Salvador, onde as pessoas vão ter uma experiência super bacana , mas sem custos, com shows em uma varanda que vai para dentro e para fora, com entregas de brindes", afirmou ao CORREIO,  Felipe Bratfisch, gerente regional de marketing da Ambev.
Vai ter festa no mar?
Esse ano, terá Carnaval na Baía de Todos os Santos. O evento, em parceria com o Grupo Trimar Eventos Náuticos, contará com um palco flutuante no domingo (11), das 12h às 16h, com apresentação de Denny Denan, ex-Timbalada. 
Vai ter rock?
O palco do Rock será montado em Piatã com atrações a partir das 19h.
E o samba?
A praça da Cruz Caída será transformada no Terreiro do Samba. 
Mas, e os outros ritmos?
Vai ter palco Multicultural, a partir das 18h, no Terreiro de Jesus. 
Vai ter Beco das Cores?
Tradicional na folia, entre os dias 10 e 13 de fevereiro vão rolar apresentações de Djs nos intervalos das passagens dos blocos das 19h às 0h na esquina da Rua Dias D'Ávila com a Avenida Oceânica, na Barra. 
E o desfile de fantasia?
Está mantido na segunda-feira na praça Municipal a partir das 18h. 
Quantos turistas virão?
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) estima que cerca de 770 mil turistas venham à Salvador durante o Carnaval 2018. Destes, 400 mil são do interior da Bahia; 300 mil são visitantes de outros estados (com destaque para Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Sergipe e Minas Gerais, respectivamente); e 70 mil são estrangeiros oriundos, principalmente, da Argentina, França, Chile, Alemanha e Uruguai.  
Qual vai ser a taxa de ocupação dos hotéis?
A expectativa é que a taxa de ocupação chegue a 98% em Salvador, sendo 100% nos hotéis próximos aos circuitos do Carnaval. A movimentação econômica turística nesta temporada deve chegar a R$ 1,7 bilhão. Isso porque este é um período em que a economia da cidade fica aquecida, e o folião, residente na Bahia, ou visitante na condição de turista nacional e estrangeiro, é um consumidor ativo que bebe água, cerveja ou refrigerante, por exemplo; que come um lanche ou faz uma refeição completa; utiliza meios de transporte; que adquire abadás de blocos e frequenta camarotes; que compra roupas e acessórios para brincar o carnaval. O folião movimenta vários segmentos da economia: o comércio varejista e o setor de serviços em especial.
Quanto de dinheiro vai rolar na festa?
A movimentação econômica durante a festa na cidade é estimada em R$1,7 bilhão. Durante o período do Carnaval, os turistas nacionais chegam a desembolsar cerca de R$ 4,915 mil, enquanto que os baianos costumam gastar cerca de R$ 1,7 mil e estrangeiros R$ 3,5 mil. Estes dados são baseados em pesquisa de análise de perfil dos turistas, realizada pela Prefeitura

Carnaval terá camarote gratuito no circuito Dodô

Espaço de entretenimento é promovido pela Skol em parceria com a Prefeitura
Baianos e turistas ansiosos pela chegada do Carnaval já poderão aproveitar gratuitamente, a partir deste fim de semana, uma prévia da festa na Casa da Skol, localizada na Avenida Oceânica, na Barra, com a cantora Alinne Rosa. O espaço de entretenimento funcionará como camarote durante a folia e receberá, a partir deste sábado (20), diversas atrações que despertarão o espírito carnavalesco dos foliões para a festa. A ação será realizada pela Skol, em parceria com a Prefeitura, e foi anunciada em coletiva promovida pela empresa patrocinadora da festa nesta terça-feira (16), nas instalações do espaço.
Além desta primeira apresentação, estão previstos mais dois esquentes para a folia momesca - no último sábado de janeiro (27) e no primeiro domingo de fevereiro (4), data em que também ocorre mais uma edição do movimento Furdunço, já consolidado na festa. Além de Alinne Rosa, ainda se apresentam no pré-carnaval o sertanejo Dan Valente e o grupo de pagode Attooxxa. O grupo FitDance também estará presente todos os dias, envolvendo o público presente com coreografias dos maiores sucessos musicais do verão baiano.
A Casa da Skol será um espaço voltado para a inclusão e contará com um palco pensado para entreter tanto os foliões de dentro e fora do local, que terá capacidade para receber 1,5 mil pessoas. A estimativa é levar entretenimento para aproximadamente 15 mil foliões. Durante o Carnaval, artistas como Margareth Menezes, Pitty, Larissa Luz e Karina Buhr irão fazer a festa da galera da casa.
De acordo com o gerente regional da marca, Felipe Bratti, a Skol buscou trazer a tendência de democratização da festa para o espaço. “Essa proposta da Casa da Skol é muito condizente com a situação atual do Carnaval. Trouxemos tudo que a gente teve de bom do Palco Skol, que era estender o momento de quem está na Barra até mais tarde. Sabemos que os últimos trios terminam meia noite, então conseguimos colocar entretenimento para turma aqui até umas 2h, adicionando a experiência de colocar a galera dentro do espaço”, explicou.
O titular da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, destacou que a parceria com a Skol vem crescendo e trazendo diversos frutos positivos para fortalecer a festa popular. “A Casa da Skol é mais uma inovação da marca, reunindo esse elenco de artistas maravilhosos daqui já a partir deste final de semana, seguindo até o Carnaval. Toda vez que fazemos uma iniciativa como essa e que repercute no Brasil inteiro, estamos contribuindo, mais uma vez, para fortalecer o Carnaval de Salvador", pontuou.
Presente na coletiva, acompanhado de outros artistas, como a sambista Ju Moraes, Lincoln Sena, da Duas Medidas, e Denny Denan (ex-Timabalada), o vocalista da banda Psirico, Márcio Victor, destacou que está empolgado com a proposta do camarote aberto ao público. “Esse camarote será maravilhoso. Vamos celebrar a paz de Salvador com todos os foliões e a turma que faz o Carnaval de coração aberto para novidades. Que essas novidades tragam pós-benefícios para a cidade”, pontou.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

FUNDAÇAO MARIO LEAL FERREIRA terá nova sede no Centro Histórico da cidade

O Solar Jonathan Abbott – primeira pinacoteca da Bahia e de onde se originou grande parte do acervo do Museu de Artes da Bahia –, será a nova sede da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), que assinou um acordo de cooperação técnica com o Instituto Pedra para a elaboração do projeto arquitetônico de restauro do imóvel secular, construído na Rua do Tijolo, no Centro Histórico de Salvador. O projeto deverá estar pronto em seis meses.
Além de promover o restauro de um casarão que integra o conjunto arquitetônico do Centro Histórico, patrimônio da humanidade, essa iniciativa retoma a ocupação de um espaço onde, em 1856, o médico inglês Jonathan Abbott fundou a Sociedade das Belas Artes. Em 1877, o espaço foi usado como sede da Academia de Belas Artes da Bahia, passando, em 1891, a denominar-se Escola de Belas Artes, sendo incorporada à Universidade Federal da Bahia em 1946. Finalmente, em 1961, da Escola de Belas Artes, cuja primeira sede foi no Solar Jonathan Abbott, originou-se o curso de arquitetura, o que torna ainda mais emblemática a ida da Fundação Mário Leal Ferreira para o mesmo local.
O Instituto Pedra é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que desenvolve projetos no campo do patrimônio cultural, realizando intervenções que consideram as dimensões simbólica, material e territorial no processo de preservação do bem cultural. “A instalação da nova sede da Fundação no Solar Jonathan Abbott é mais uma importante iniciativa da Prefeitura voltada para a valorização do patrimônio cultural e preservação da própria história da cidade”, observa a presidente da fundação, Tânia Scofield Almeida.
Pelourinho – A nova sede da Fundação Mário Leal Ferreira reflete a política administrativa da Prefeitura de Salvador, que pretende retornar para o Centro Histórico a maioria de suas atividades. Ao mesmo tempo, também contempla os objetivos da instituição de ter um espaço adequado para a exposição permanente da maquete de Salvador, que está sob sua guarda desde que foi concebida, em 1973, pelo arquiteto Francisco de Assis Reis, além de recepcionar também a Biblioteca da FMLF, que é especializada no urbanismo da cidade do Salvador.
“Ao disponibilizarmos para o público a exposição permanente da maquete na sua totalidade, bem como melhorarmos o acesso ao acervo da nossa biblioteca, consolidamos a Fundação como a principal referência para pesquisadores nas áreas de urbanismo e arquitetura sobre a cidade de Salvador, fortalecendo, assim, o nosso sistema de informações sobre planejamento urbano”, avalia Tânia. Ela ressalta ainda que a exposição permanente da maquete de Salvador será também uma maneira de prestar uma justa homenagem ao arquiteto Francisco de Assis Reis.
Salvador 360 – O novo endereço da FMLF também se insere no macroprograma municipal Salvador 360, especificamente nos eixos Centro Histórico – de resgate do potencial econômico da região –, e Salvador 360 Cidade Criativa – voltado para o desenvolvimento de projetos e criação de incentivos que permitem o fortalecimento e potencialização dos diversos setores criativos de Salvador.
Jonathan Abbott – Jonathan Abbott foi um médico e colecionador de arte, nascido em Lambeth, Inglaterra, e que chegou a Salvador em 1812 na condição de cavalariço do médico luso-baiano José Álvares do Amaral. Em 1820, diplomou-se médico-cirurgião e retornou à Europa para dar continuidade aos estudos na Real Universidade de Palermo, na Itália, onde realiza doutorado em medicina. Em 1823, volta ao Brasil.

ATTOOXXA E PSIRICO "POPA DA BUNDA/LULU BAHIA TV ENTERTAINMENT NEWS





A MUSICA DO CARNAVAL "POPA DA BUNDA" BANDA ATTOOXXAA E PSIRICO APRESENTADA NA COLETIVA DE IMPRENSA DA CASASKOL O PRIMEIRO CAMAROTE DEMOCRATICO SITUADO NA BARRA

Prefeitura realiza obra de pavimentação para inaugurar Casa do Carnaval

Em paralelo às obras de implantação da Casa no Carnaval, que vai servir de referência para a memória e promoção da folia momesca, a Prefeitura executa obras de pavimentação em toda extensão da Praça Ramos de Queirós, no Pelourinho, preparando o terreno para a inauguração do equipamento, no dia 5 de fevereiro. A área, além de fazer parte do novo equipamento cultural da cidade, abriga o Plano Inclinado Gonçalves e alcança parte da Catedral Basílica de Salvador e do Espaço Museu de Eletricidade da Coelba. No local, são implantados piso em pedras portuguesas e nova iluminação em LED.
As obras são executadas pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), com projeto da Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF), e estão previstas para serem finalizadas até o dia 3 de fevereiro. As melhorias darão uma nova cara à Ramos de Queirós, oferecendo condições plenas de locomoção aos visitantes da Casa do Carnaval e aos usuários que utilizarão o Plano Inclinado para se descolarem entre as Cidades Alta e Baixa.
Museu – Prevista para ser inaugurada no próximo dia 5 de fevereiro, a Casa do Carnaval terá um acervo carnavalesco permanente para preservação da memória e divulgação da festa, além de uma agenda de eventos, como lançamentos, discussões e planejamentos do próprio Momo.
O prédio da Casa do Carnaval tem quatro pavimentos, contando com o subsolo e o terraço. A fachada foi totalmente restaurada e o interior do espaço foi todo revestido em Miniwave, elemento da arquitetura contemporânea que confere ventilação e iluminação natural. Há porta-objetos, elevadores e banheiros com acessibilidade para visitantes.
Além disso, o terraço terá um café-bar com espaço de convivência de onde será possível contemplar a Baía de Todos-os-Santos. O local também ganhou uma arte em mosaico que reúne várias obras do artista plástico J. Cunha. As instalações oferecem ferramentas e instrumentos que possibilitarão o uso de tecnologias, como projeções, áudios e realidade virtual, elementos que darão interatividade ao acervo da casa.
O equipamento integra os investimentos previstos no eixo Centro Histórico do programa Salvador 360. A edificação, que já abrigou o 18º Batalhão da Polícia Militar, está sendo restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com recursos da ordem de R$ 10 milhões, provenientes do PAC das Cidades Históricas, e será administrado pela Prefeitura.

SKOL terá o primeiro Camarote gratuito do Carnaval de Salvador

SKOL terá o primeiro Camarote gratuito do Carnaval de Salvador

A cerveja SKOL promete atrações democráticas e populares no carnaval de Salvador, com uma programação que começa no próximo sábado (20), e vai até o carnaval. Será o maior investimento da SKOL na Bahia.
Primeiro Camarote Aberto de Salvador
Seguindo a tendência dos blocos que a cada ano baixam as cordas, a cerveja SKOL trouxe para o Carnaval de Salvador a CASA SKOL - o primeiro camarote aberto do carnaval. Localizada no coração do Circuito Dodô (Barra/Ondina) o espaço pretende tornar a folia baiana ainda mais democrática e acessível.
Com capacidade diária para 600 pessoas, a CASA SKOL promete agitar o circuito no período pré-carnaval e durante os seis dias de festa com atrações para todos os públicos e uma programação musical diversificada para agradar a todos os gostos.  
Na CASA SKOL os foliões serão recebidos com um drink de boas vindas da cerveja SKOL, poderão renovar a make-up, além de outras surpresas. “O folião vai viver uma experiência inesquecível para deixar o carnaval marcado na memória”, diz Bratfisch.

Programação Diversificada na Varanda
A programação da CASA SKOL tem início no próximo sábado, dia 20, com show de Alinne Rosa na Varanda Redonda. O espaço servirá de palco tanto para a parte interna, quanto para a parte da rua, tornando o espaço ainda mais democrático. No dia 27 de janeiro quem assume o palco é o cantor Dan Valente. Nestes dois sábados os shows estarão voltados exclusivamente para a rua.
A partir do dia 4 de fevereiro, a CASA SKOL funcionará totalmente aberta ao público, com o show da banda ÀTTOOXXÁ, tornando a folia do Furdunço ainda mais redonda e inclusiva, com a participação do folião pipoca.
Nos dias de carnaval, a Casa funcionará normalmente. Na quinta-feira, dia 8, o espaço recebe o som afro baiano de Margareth Menezes. O sábado de carnaval, dia 10, ficará com a animação das cantoras Larissa Luz, Karina Buhr e Pitty, à frente do projeto “Respeita as Mina”.
O rapper paulista Rael vai levantar o folião pipoca no domingo, dia 11. A segunda de carnaval contará com o funk do carioca Nego do Borel. E para encerrar com chave de ouro a programação da CASA SKOL, a terça-feira de carnaval será com Felguk.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Ocupação hoteleira em Salvador deve superar 90% durante o Carnaval

Os bons resultados registrados pelo trade turístico no Réveillon de Salvador também devem se repetir na maior e mais aguardada festa popular da cidade: o Carnaval. A expectativa é de que a taxa média de ocupação hoteleira, durante os dias de folia, seja acima de 90% - o índice é 25% maior em comparação ao Carnaval de 2017. São esperados 770 mil turistas, sendo 700 mil da Bahia e de outros estados, e 70 mil estrangeiros.
“Em 2017 tivemos um incremento de quase 10% na taxa de ocupação, e no Réveillon acima de 25%. Para o Carnaval, grande parte dos hotéis começou a vender desde dezembro. Vários já estão com 100% dos leitos ocupados para três dias de folia. E isso vai aumentar. Vai dar uma média extraordinária, coisa não vista há uns 15 anos”, calcula o presidente da Salvador Destination, Paulo Gaudenzi. Ele esteve na coletiva realizada pelo prefeito ACM Neto nesta sexta-feira (12), no Wish Hotel da Bahia (antigo Sheraton), Campo Grande, quando foram anunciadas as novidades para o Carnaval 2018.
Gaudenzi credita o impacto positivo no setor hoteleiro, nos últimos anos, aos investimentos que a Prefeitura realizou para promover a capital baiana como destino turístico a gestores do trade nacional, em São Paulo, no final do ano passado. “O prefeito entendeu, desde o primeiro ano, que o momento de lançar o Carnaval no Brasil era ponto fundamental para que os reflexos surgissem no aumento da ocupação hoteleira e no número de viagens a Salvador. Isso deu a chance das agências operadoras de turismos montarem pacotes específicos para esses eventos. Tivemos um crescimento fantástico nos últimos três anos”, celebrou.
A euforia pelo crescimento de visitantes à cidade é compactuada pelo diretor-geral da Air Europa, Enrique Martín-Ambrosio. "A gente utiliza o Carnaval como promoção de Salvador durante todo ano, não somente para que os turistas cheguem na semana dos festejos. Os hotéis e os aviões ficarão lotados", disse. A Air Europa patrocina, pela quarta vez, o Carnaval soteropolitano.
Economia – De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a movimentação econômica no Carnaval, incluindo a pré-folia, com o Fuzuê e Furdunço, é estimada em R$ 1,7 bilhão. O montante é 15% a mais do que no ano passado.
“A movimentação é medida a partir dos gastos entre os foliões locais, turistas nacionais e estrangeiros. Fazemos pesquisas identificando qual é o gasto médio desses foliões durante a festa. Há uma movimentação comercial intensa no Carnaval, seja na composição de vestuário ou do ponto de vista de alimentação, que engloba bares, restaurantes, barracas, balcões", destaca o titular da Secult, Cláudio Tinoco.
Os turistas nacionais, cita Tinoco, chegam a desembolsar cerca de R$ 4,9 mil, enquanto que os baianos costumam gastar cerca de R$ 1,7 mil e estrangeiros R$ 3,5 mil. Os gastos dos foliões incluem passagem, hospedagem, vestimentas do carnaval, alimentação, bebidas, compras, transporte, dentre outros.
Para o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, o Carnaval vai além da curtição. “Por trás da contratação de atrações, dos trios, palcos, existe toda uma economia do Carnaval, da gastronomia, dos blocos, da infraestrutura, dos transportadores, dos produtores. Salvador vive de serviços, da economia criativa, do entretenimento, uma vez que não temos fábrica de computadores, polo petroquímico, fábricas de automóveis, de pneus”, ressaltou.