Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de abril de 2018

Consórcio do BRT dá início a processo de transplante de árvores

Consórcio do BRT dá início a processo de transplante de árvores

O Consórcio BRT Salvador iniciou na tarde desta terça-feira (24) o transplante das primeiras três árvores em função das obras de implantação dos corredores exclusivos do "ônibus rápido". Os preparativos para a operação tiveram início ontem (23), com prosseguimento na manhã de hoje (24), quando os operários, orientados por especialistas da área florestal, começaram a cavar no entorno de coqueiros que serão removidos e a preparar o terreno para receber as árvores, no gramado do Parque da Cidade. A operação, no entanto, depende do tempo.
No total, serão transplantadas 169 árvores. O entorno dos corredores do BRT também irá receber vegetais transplantados, além de 1,7 mil novas espécies de Mata Atlântica como compensação as 154 árvores que precisarão ser suprimidas em função das obras. Nesta primeira etapa, serão implantados os corredores que irão ligar o Parque da Cidade à região da rodoviária.
Neste trecho, o projeto do BRT prevê, além da implantação dos corredores exclusivos por onde irão trafegar os veículos do novo modal (ônibus articulados, climatizados, e com capacidade para transportar 31 mil pessoas por hora), a construção de três viadutos, que permitirão a eliminação de sinaleiras, cruzamentos e retornos, e dois elevados para a implantação de estações seguras e modernas, além de obras de drenagem para resolver definitivamente problemas de alagamento nas vias.
Etapas - O processo para o transplantio de uma árvore exige várias etapas. A primeira é a poda. A segunda é a aplicação de uma solução para evitar a instalação de fungos. Em seguida, abre-se uma canaleta em volta do vegetal, que deve ser irrigado em abundância. A preparação do espaço onde a árvore será replantada começa com antecedência. Após a escavação, o local deve receber adubo orgânico e ser irrigado.
O transplante é feito com uma trincheira e as etapas variam de acordo com o porte/espécie. Todo o processo de suspensão e transporte é feito com cautela para que o tronco e o torrão (bloco de terra e raiz) sejam preservados. Em seguida, a árvore é colocada no local que foi preparado para recebê-la e ganha uma cinta especial para que fique firme e nivelada ao solo. A árvore transplantada passa por uma manutenção periódica de, no mínimo, 18 meses, incluindo a realização de podas, adubações e irrigações até a total adaptação.

Após o transplantio, a árvore deve ser apoiada em escoras de madeira resistentes fixadas no solo no mínimo em três pontos onde, no caso de espécimes de grande porte, o amarro será feito com adição de cabos de aço. Em caso de necessidade, de acordo com a avaliação do técnico responsável, poderá ser necessária a realização de análise do solo para ajustar o tipo de adubação e tratos culturais para o indivíduo transplantado.
Balanço - Desde 2013, a Prefeitura transplantou mais de 300 espécimes vegetais em diversos pontos da cidade. Só a Secis realizou 274 transplantes ao longo da Av. Luís Viana (Paralela) e 26 no Parque da Cidade. Já a Secretaria de Manutenção (Seman) deu início, no mês passado, a uma operação para transplante de árvores Coccolobas do bairro da Boca do Rio, do antigo estacionamento do Aeroclube, para o Jardim dos Namorados.
Não foi, por sinal, a primeira vez que a Seman realiza este tipo de ação. Anteriormente, foram transplantadas três palmeiras imperiais com mais de 10 metros de altura que estavam no traçado de uma nova passarela construída na Avenida Tancredo Neves, e levadas para o complemento paisagístico da requalificação ocorrida na Avenida Vasco da Gama, onde estão até hoje.
Outra ação idêntica foi também realizada com o translado de oito palmeiras imperiais que seriam descartadas na execução de uma via marginal à Av. Luiz Viana Filho (Paralela) e foram replantadas na nova Praça João Mangabeira nos Barris. Além destas ações de maior tamanho, a Seman fez também a realocação de oito coqueiros adultos dentro da Praça Wilson Lins na Pituba (Antigo Clube Português), que estavam sendo derrubados pela elevação da maré

Prefeitura lança licitação para obra de requalificação da Avenida Sete e Praça Castro Alves

Prefeitura lança licitação para obra de requalificação da Avenida Sete e Praça Castro Alves

A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), publicou nesta segunda-feira (23) o aviso de licitação para as obras de melhorias urbanas da Avenida Sete de Setembro e Praça Castro Alves, no Centro Antigo da cidade, no trecho Praça da Aclamação à Praça Castro Alves, cuja área aproximada é de 33.800 m². Os serviços compreenderão arqueologia, construção de valas técnicas e implantação das respectivas instalações, como elétrica, telefonia, gás, fibra ótica, serviços de saneamento e drenagem, pavimentação asfáltica, alargamento e pavimentação das calçadas, implantação do paisagismo, instalação dos equipamentos urbanos, entre outros. O orçamento previsto é de R$ 19.695.371,17. O prazo do contrato é de 16 meses.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, essa é a primeira obra financiada pelo BID no âmbito do Prodetur Salvador, cujo contrato foi assinado pelo prefeito ACM Neto no ano passado, e comprova o compromisso da Prefeitura com a requalificação do Centro Antigo de Salvador. “Trabalhamos de forma integrada, sob a coordenação direta do prefeito, para garantir uma intervenção que vai renovar a avenida e a praça preservando os aspectos arquitetônicos e históricos, e a vitalidade da sua vocação para o comércio de rua”, afirma Tinoco.
A licitação será efetuada conforme os procedimentos de Licitação Pública Nacional (LPN) estabelecidos nas Políticas para a Aquisição de Bens e Contratação de Obras Financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e está aberta a todos os licitantes elegíveis, conforme definido nestas políticas. As propostas deverão ser apresentadas na sede da Secult, situada na Rua Humberto de Campos, 251, Graça, às 9h30 do dia 23/05/2018, quando serão abertas em sessão pública na presença dos representes legais dos licitantes interessadas.
Também foi publicado o aviso de licitação para a supervisão das obras de melhorias urbanas da Avenida de Setembro e Praça Castro Alves, com o orçamento previsto de R$ 1.385.290,83, sendo que, neste caso, as propostas deverão ser apresentadas no mesmo endereço, às 9h30 do dia 24/05/2018.

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Projeto Ingressar vai auxiliar jovens de Salvador na preparação para Enem

Projeto Ingressar vai auxiliar jovens de Salvador na preparação para Enem
FOTO; Maria LULU Luluruts

Os jovens carentes de Salvador passaram a ganhar, da Prefeitura, uma grande oportunidade gratuita de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018. Os detalhes do projeto Ingressar foram apresentados nesta segunda-feira (23) pelo prefeito ACM Neto e pela secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Cristina Argiles, no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro. 
A ação visa oferecer 400 vagas para jovens de 15 a 29 anos, em instituições de ensino credenciadas para os cursos intensivos. As aulas começam no segundo semestre deste ano e prosseguem até as provas, em novembro. “Esta pode ser a única oportunidade desses jovens para ingressarem em uma universidade através do Enem. Se tudo der certo, a intenção é de que dobremos o número de vagas no próximo ano e que, com o tempo, o projeto Ingressar seja transformado em uma política pública permanente para jovens e de inclusão social importante para a cidade. Que isso sirva de estímulo para os jovens, mostrando que apenas através da educação podemos transformar o futuro do país”, salientou o prefeito. 
Procedimento – As inscrições já estão abertas e podem ser feitas presencialmente, no Infocentro da Juventude, localizado na Avenida Sete de Setembro, 202, Edifício Adolpho Basbaum, 4º andar, até às 16h desta quinta-feira (26). Quem preferir, pode fazer a inscrição pela internet, no endereço www.spmjeneminscricao.salvador.ba.gov.br com um prazo um pouquinho maior: até às 23h59 do dia 26. 
Para participar, os jovens devem residir em Salvador; serem egressos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública, bolsistas integrais em escolas particulares ou concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e integrantes de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família. Esta última não é uma prerrogativa obrigatória. É necessário também que os selecionados estejam inscritos no ENEM 2018 e apresentem, após esta primeira etapa, o comprovante de matrícula do Exame Nacional. 
Conforme previsto em lei, 5% das vagas serão destinadas às pessoas com deficiência e 30% reservadas para pessoas que se autodeclaram negros. O cadastro de reserva será composto por até duas vezes o número de vagas e o resultado provisório, contendo a relação dos alunos aprovados, será promulgado no Diário Oficial do Município (DOM) e amplamente divulgado pelas redes sociais e pelos meios de comunicação.
De acordo com a secretária Cristina Argiles, a próxima etapa será o de credenciamento das instituições de ensino que oferecem cursos preparatórios para o Enem, e que participarão do projeto. A intenção da Prefeitura é disponibilizar vagas em todas as regiões administrativas de Salvador. Além disso, a partir do questionário respondido pelos interessados, será feito um diagnóstico da situação socioeconômica dos jovens da capital baiana.

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Urbanização da comunidade Guerreira Zeferina garante transformação social

Urbanização da comunidade Guerreira Zeferina garante transformação social

Prefeitura entrega primeira etapa das obras e beneficia 125 famílias pobres que viviam em barracos
Desde 2013, uma das missões da Prefeitura tem sido a de transformar a cidade. E essa transformação acontece não apenas através de obras físicas, mas principalmente pela mudança provocada na vida das pessoas. Um dos exemplos práticos disso é a urbanização da comunidade Guerreira Zeferina, em Periperi, no Subúrbio Ferroviário, região da capital alvo de algumas das principais intervenções do poder público municipal, que destina quase 80% dos investimentos para as áreas mais pobres da capital.
As pessoas que viviam nessa localidade, antes das obras entregues hoje em sua primeira etapa pelo prefeito ACM Neto, dentro das comemorações pelo aniversário de 469 anos de Salvador, moravam em barracos feitos de madeira, lona e plástico, sem dignidade, sem esperança. Não havia rede de esgoto, energia elétrica ou pavimentação. Quando chovia, a lama tomava conta dos moradias precárias. Era uma realidade triste e para a qual os poderes públicos sempre deram as costas. Por conta disso, o nome da comunidade era Cidade de Plástico.
"Nunca mais essa área da cidade será chamada assim, de Cidade de Plástico. Enfrentamos a desconfiança de muitos que estão aqui hoje , mas chegamos com a preocupação de fazer um trabalho integrado e completo na área social. E demos toda a assistência às famílias antes, durante e continuaremos dando depois da entrega de toda essa obra", afirmou o prefeito ACM Neto, que comandou a solenidade de inauguração da primeira etapa das obras ao lado do vice-prefeito Bruno Reis, de secretários e dirigentes municipais, parlamentares, lideranças e população.
Quando assumiu o primeiro mandato, o prefeito ACM Neto determinou imediatamente que a Casa Civil, que coordenou todo o processo, a Fundação Mario Leal Ferreira e outras secretarias e órgãos municipais elaborassem um projeto de urbanização com elevado alcance social que considerasse os desejos e anseios das mais de 250 famílias que residiam na então chamada Cidade de Plástico, uma das áreas mais pobres da cidade. Ou seja, essas famílias precisam ser ouvidas e atendidas. E isso foi feito.
"Eu quero me mudar o mais rápido possível. Moro aqui há 10 anos, mas agora tudo mudou. Morava num barraco de plástico com quatro filhos. Temos que agradecer à Prefeitura. Muita gente não acreditou, e chegou a receber mal ACM Neto aqui em 2012, na campanha. Agora a gente só tem a agradecer pela palavra cumprida", afirmou a dona de casa Georgina da Costa, de 60 anos.
Quais eram os desejos e anseios da comunidade? O trabalho de transformação social se tornou evidente na medida em que as reuniões entre as equipes do Executivo municipal e os moradores foram acontecendo, a partir do início de 2014, após a Prefeitura cadastrar as famílias, em 2013. Nas primeiras conversas, a comunidade reivindicava itens básicos: rede de esgoto e de energia. Depois, quando tiveram assegurada essa demanda, passaram a solicitar da Prefeitura uma casa digna, unidade de ensino, equipamentos de lazer e qualificação profissional. Pois tudo isso foi garantido e se transformou em realidade. Os cidadãos que não tinham o básico cresceram socialmente, o que não é feito apenas com obra física.
Mudança - A antiga Cidade de Plástico hoje se transforma de uma vez por todas na comunidade Guerreira Zeferina, com um conjunto habitacional para 257 famílias, sendo 125 imóveis entregues agora na primeira etapa das intervenções. As famílias começam a mudar em algumas semanas. Também foram inaugurados hoje a Escola Municipal Guerreira Zeferina, que vai atender às crianças da comunidade; campo de futebol; miniquadra; seis boxes comerciais distribuídos em três quiosques; espaço de convivência e lazer; calçadão de acesso à praia; deck; e estacionamento. Tudo isso feito ouvindo os moradores, após intenso processo de diálogo e utilizando até mão de obra local, capacitada e selecionada entre os beneficiários.
O investimento total é de R$21 milhões, oriundos de recursos próprios da Prefeitura, englobando uma área de 20 mil metros quadrados, entre a via férrea e o mar. Na segunda etapa serão inaugurados os 132 apartamentos restantes divididos em outros cinco blocos, o centro comunitário, quatro boxes comerciais distribuídos em dois quiosques, um parque infantil, uma academia de saúde, um espaço de lazer e convivência e estacionamento. Tudo isso com saneamento básico, o que não havia na antiga Cidade de Plástico.
Estrutura e capacitação - Os apartamentos estão distribuídos em 10 prédios, com 2 ou 3 quartos. O conjunto conta com infraestrutura completa e dispõe de 20 moradias adaptadas para pessoas com deficiência. Enquanto as novas residências e infraestrutura foram e estão sendo construídas (no caso da segunda etapa), com obras a cargo Superintendência de Conversação e Obras Públicas (Sucop), órgão ligado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) os moradores recebem auxílio-moradia da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). Desde o início, a comunidade é acompanhada pela equipe social da Prefeitura, com a realização de atividades que fortaleçam a comunidade.
Esse trabalho social consiste no acompanhamento diário, sobretudo das famílias com maior vulnerabilidade social, e realização de cursos, oficinas, visitas e encontros de preparação para a nova realidade, com perspectiva de inserção dos moradores no mercado de trabalho, favorecendo, assim, o protagonismo da comunidade. Entre os cursos e/ou oficinas realizados e que terão continuidade mesmo após seis meses da entrega das chaves estão o de pedreiro, eletricista, produção de vídeo, doces e salgados, cuidador (a) de idosos e até de liderança, voltado para a convivência em condomínio.
Unidade de ensino – A Escola Municipal Guerreira Zeferina, também inaugurada hoje pelo prefeito ACM Neto, tem 830m² e conta com dois pavimentos, que comportam pátio coberto, 10 salas de aula, 3 de descanso, diretoria, secretaria, sanitários, solário, playgound, além de estruturas complementares, como cozinha, despensa, espaço para freezers, lavanderia e área de serviço. Todo o prédio leva em conta a acessibilidade. Foram investidos R$ 2,1 milhões na nova estrutura, que tem o mesmo padrão de qualidade das demais unidades de ensino entregues na cidade.
A capacidade é para 200 alunos. Na primeira etapa, a unidade de ensino vai atender a estudantes de 2 e 3 anos, o que representa a atual demanda da comunidade. Na medida em que essa demanda for se alterando, novas turmas serão abertas. A escola foi um dos pedidos da comunidade à Prefeitura. As matrículas já começaram hoje.

ACM Neto decide que continua prefeito de Salvador

ACM Neto decide que continua prefeito de Salvador

Em discurso emotivo, chefe do Executivo municipal explica razões para não disputar eleições
Em um discurso marcado por fortes emoções, tanto de quem o proferiu quanto da plateia presente, o prefeito ACM Neto anunciou hoje (05), durante solenidade de inauguração da urbanização da comunidade Guerreira Zeferina, em Periperi, no Subúrbio Ferrovário, que permanece no comando do Executivo municipal. O nome do prefeito era cogitado como postulante ao governo do estado nas eleições deste ano. Se aceitasse ser candidato, ACM Neto teria que renunciar do cargo de prefeito até este sábado (07).
ACM Neto afirmou que ama o que faz, e que tem responsabilidade para com os 3 milhões de soteropolitanos, embora confie plenamente no vice Bruno Reis. "Então, diante dessa decisão que tem de ser tomada (de renunciar ou não para disputar as eleições), ouvi muita gente da política e de fora da política. Ouvi amigos, a família, mas no final só sobrou ouvir meu coração. E a decisão que tomei foi com base no meu coração. Quero dizer que meu coração me impede de deixar a Prefeitura neste momento", declarou, com os olhos vermelhos por conta das lágrimas.
O prefeito explicou a decisão. "Meu coração pediu para ficar. Falo com o máximo de sinceridade que amo o que faço, amo essa Prefeitura. Eu agora, nesse momento, não consegui me separar dela. Essa é a verdadeira explicação. Não vou criar situações para explicar e isso não tem nada a ver com política. Se fosse pela política eu teria que anunciar a candidatura. Tem a ver com os 3 milhões de habitantes de Salvador", afirmou.
Ao lado do próprio Bruno Reis, do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, de parlamentares e equipe da Prefeitura, ACM Neto reafirmou o pacto com população feito quando venceu o pleito de 2012 e disse que seria o melhor prefeito do Brasil. Ele admitiu que, como político que ama a Bahia, tem o sonho de ser governador, isso desde os 12 ou 13 anos de idade, quando acompanhava o avô, Antonio Carlos Magalhães, trabalhando pelo estado.
Ele também enalteceu Bruno Reis, que se emocionou. "Sabe gente, nas minhas reflexões nos últimos dias pensei várias coisas. Só tem uma coisa que não precisei dedicar um segundo do meu tempo para me preocupar, que foi com a lealdade, correção e amizade do meu irmão Bruno Reis. Quero dizer que, se minha decisão fosse pela renúncia, Salvador estaria entregue em mãos excelentes, sérias e trabalhadoras. Confiei nele para ser meu primeiro assessor (na Câmara Federal), deputado, secretário e vice-prefeito. E Bruno ainda vai crescer muito na política".
Ao final do discurso, ACM Neto fez ainda uma homenagem ao prefeito de Feira, José Ronaldo, que pode renunciar hoje ao mandato. "Zé Ronaldo acompanhou minha luta, minha dificuldade nesses últimos dias. Ouvi muitos conselhos dele e também inspirei a minha gestão no trabalho que ele tem feito em Feira", ressaltou o ACM Neto, que recebeu todo o carinho dos moradores da comunidade Guerreira Zeferina e dos aliados presentes ao evento.

terça-feira, 3 de abril de 2018

Prefeitura inaugurou trecho requalificado da orla de Itapuã nesta terça (03)

Prefeitura inaugurou trecho requalificado da orla de Itapuã nesta terça (03)


A Prefeitura inaugurou nesta terça-feira (03), às 17h30, o trecho requalificado do entorno do Farol de Itapuã, em uma área que abrange 21,5 mil metros quadrados, no trecho entre as casas da Marinha e a curva da residência que pertenceu ao poeta Vinícius de Moraes. A solenidade, com a presença do prefeito ACM Neto, aconteceu ao lado do farol. A iniciativa é parte do programa Salvador 360, eixo Investe. 
O projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), em conjunto com a comunidade e com a participação da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), por se tratar de uma área de Marinha. As melhorias envolveram a preservação da área de praia, com implantação de equipamentos e espaços de contemplação, deixando o local livre para circulação de pessoas. A praça existente passou por serviços de alvenaria de pedra no entorno da área da praia. Foi implantado piso intertravado com tela em concreto armado. E erguidos também quiosques de serviços, nos mesmos moldes das estruturas existentes em outros trechos de orla, num total de seis. 
Também foram instalados parque infantil, Academia de Saúde, área para capoeira, ciclovia e uma quadra esportiva, além de um estacionamento para 44 veículos. Um pequeno muro foi construído para demarcar a área da praia e a pavimentada, e que poderá ser utilizado como banco. Também foram implantados sanitários, módulo de apoio para salva-vidas e paraciclo para pessoas com deficiência. 
Também foi executado projeto paisagístico, com plantio de mudas e sistema automatizado de irrigação da grama. Agora são 129 árvores, sendo 65 algodoeiros de praia e 64 aroeiras, todas com porte a partir de 2,5 metros, além de 38 coqueiros e 2 mil ficus de praia e mais arranjos ornamentais que compõem o paisagismo do local.

Suburbana Verde avança e mais 100 árvores serão plantadas no trecho 2 da obra

Suburbana Verde avança e mais 100 árvores serão plantadas no trecho 2 da obra


Oitenta e oito mudas das espécies sibipuruna, pau-brasil, pau-ferro e ipê já foram plantadas ao longo do primeiro quilômetro da Avenida Afrânio Peixoto, onde o projeto Suburbana Verde transformará a via em um corredor verde com 1,4 mil novas árvores. O trecho 1 da ação, iniciado a partir da Rua Luiz Maria, na Baixa do Fiscal, no dia 23 de março, foi finalizado esta semana.
As obras do trecho 2 já estão em andamento, com a abertura dos berços que receberão as novas árvores. A previsão é que os plantios comecem ainda nesta quinta-feira (05). Nesta fase, 100 mudas serão plantadas, sendo todas espécies nativas da Mata Atlântica. Com a segunda parte da ação, a operação avançará até o viaduto do Lobato. A expectativa é que todo o projeto de arborização dos 14km de extensão da via tenha duração de 8 meses.
Educação – Em toda a extensão da Avenida Suburbana existem comércios e casas. No local, os moradores já plantaram algumas árvores, mas, sem o devido conhecimento, optaram por árvores que não se adequam ao local, podendo prejudicar as calçadas, fios elétricos e tubulação de água, como é o caso das amendoeiras, por exemplo.
Por isso, antes do plantio, uma equipe da Secis liderada por um engenheiro ambiental está passando de casa em casa para conscientizar as pessoas que vivem ao longo da avenida. O objetivo é informar à população sobre a importância da requalificação paisagística, evitando vandalismo e roubo de espécies, recorrentes em grandes plantios.

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Aplicativos facilitam a vida de quem utiliza ônibus em Salvador

Aplicativos facilitam a vida de quem utiliza ônibus em Salvador

O excesso de atividades de rotina – trabalho, escola/faculdade, atividade física, ida ao supermercado e afins – faz com que o tempo seja um elemento cada vez mais valioso para a vida do cidadão. E o deslocamento de um ponto a outro, principalmente para quem utiliza o transporte coletivo por ônibus, contribui bastante para que o dia seja melhor aproveitado ou não. Em Salvador, para ajudar a tornar mais rápido esse deslocamento e, assim, ganhar mais tempo para a realização dessas atividades, os cidadãos podem contar com duas tecnologias disponibilizadas pela Prefeitura: os aplicativos CittaMobi e Kim.
O titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fabio Mota, ressalta que o CittaMobi facilita a vida dos usuários de várias formas. Por exemplo, informa a previsão de horários dos ônibus e melhores rotas, além de outras facilidades. Isso faz com que o passageiro passe menos tempo no ponto e, consequentemente, reduz a possibilidade de situações de violência, como assaltos. Além disso, o cidadão também pode utilizar a integração com outra linha ou metrô de forma mais proveitosa, ao saber o horário em que os ônibus passam pelos pontos.
“Para a Prefeitura, o aplicativo criou ainda um importantíssimo canal com os usuários. Através dele, podem ser feitas sugestões, reclamações, situação dos pontos de ônibus, conduta dos motoristas, acidentes ou assaltos. Computados, esses dados contribuem para que ações de melhoria sejam efetivadas mais rapidamente”, enfatiza o secretário.
De 2015, quando foi lançado, até fevereiro deste ano, o CittaMobi havia registrado 6,7 milhões de consultas e cerca de 1,5 milhões de downloads. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado por meio da AppStore (sistema iOS) e Google Play (sistema Android). Os demais sistemas operacionais podem acessar as informações pelo site www.cittamobi.com.br.
Recarga – Através do aplicativo Kim, estudantes e demais cidadãos podem evitar filas e fazer a recarga do SalvadorCard diretamente do celular, tablet ou computador, resultando assim em economia de tempo e dinheiro com o deslocamento até um posto físico. A ação é válida para as modalidades do SalvadorCard Bilhete Avulso, Bilhete Avulso Identificado, Vale Transporte e Meia Passagem Estudantil. Lançado em 2017, até fevereiro último o aplicativo havia contabilizado 65 mil downloads pelo AppStore e iOS e 5 mil acessos pelo site www.kimrecarga.com.br.
O processo de utilização é bastante simples. Após baixar o aplicativo, é necessário cadastrar alguns dados pessoais e o número do cartão de transporte. Poderão ser cadastrados até cinco cartões de modalidades diferentes. A partir daí, basta selecionar o valor desejado da recarga e efetuar a transação.
O pagamento pode ser feito com cartões de crédito ou débito, transferências bancárias dos principais bancos do país, depósito em conta e boletos. Pelo novo aplicativo, o usuário poderá ainda consultar o saldo dos seus cartões, bloquear um cartão perdido ou roubado e solicitar segunda via de cartão.
Revalidação de estudantes – Através do aplicativo Kim, é possível ainda realizar a revalidação do cartão de meia passagem estudantil, que deve ser feita no início de cada ano letivo, com a comprovação do vínculo do estudante com a instituição de ensino. Agora, esse processo pode ser feito sem a necessidade de ir pessoalmente até um dos postos. A novidade disponibilizada no Kim veio para beneficiar os quase 190 mil usuários do cartão de meia passagem estudantil.

PROGRAMA Casa Legal será premiado no 65º Fórum Nacional de Habitação

PROGRAMA Casa Legal será premiado no 65º Fórum Nacional de Habitação


Selo de Mérito Especial, conferido a projetos que apresentam boas práticas em habitação, também será entregue ao Escritório Público
Com atuação em 70 bairros de Salvador e mais de 33 mil títulos de posse entregues, o programa Casa Legal será premiado com o Selo de Mérito Especial na 65ª edição do Fórum Nacional de Habitação e Interesse Social, evento que será sediado na capital soteropolitana nos próximos dias 20, 21 e 22 no Fiesta Bahia Hotel. A sessão solene com a entrega do prêmio está marcada para o último dia do evento, às 11h30.
Esta é a segunda vez que a Prefeitura de Salvador recebe o Selo Especial no Fórum Nacional de Habitação. Em 2017, o Morar Melhor foi premiado no evento que aconteceu em São Paulo (SP). O evento, que reunirá instituições públicas e privadas que atuam no setor de habitação de interesse social, também vai premiar o Escritório Público da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) na categoria “Ações, planos e programas voltados para a produção de Habitação de Interesse Social (HIS) e/ou gestão”.
O selo especial, promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano, é conferido a projetos que apresentam resultados de boas práticas em habitação. De acordo com a Associação de Cohabs, o objetivo do prêmio é estimular e difundir as experiências bem-sucedidas desenvolvidas pelos órgãos públicos municipais e estaduais no âmbito da habitação de interesse social e desenvolvimento urbano.
O Programa - Maria da Paixão, 33, há três anos sentiu a emoção de receber sua escritura no Bairro da Paz onde mora há 10 anos. Sua família é uma das 33.210 que já foram beneficiadas com o programa. Maria conta a experiência que é morar em uma casa que não está devidamente legalizada. “É ruim não ter a escritura porque a qualquer momento pode chegar alguém para tirar nossa casa. Agora que eu tenho como provar que a casa é minha me sinto segura e tranquila”, declarou.
O Bairro da Paz foi a primeira localidade que recebeu a ação do Casa Legal. Com o objetivo de promover o acesso legal à posse do uso da terra e assegurar o direito à moradia e o exercício da cidadania dos ocupantes, o programa é concedido pela Prefeitura de Salvador, através Seinfra, gratuitamente.
Com o título em mãos, o morador pode tomar empréstimo para melhorias habitacionais e transferir legalmente o lote por herança ou por venda, com a anuência da Prefeitura, desde que preenchidos os critérios de participação. “Meus filhos também vão ter direito agora. Quando soube que ia receber fiquei muito feliz e, no início, achei que não ia conseguir porque foi fácil, nunca tinha visto um programa assim. Fui na Prefeitura e deu tudo certo. Recebi da mão do prefeito [ACM Neto] e estou muito feliz e agradecida”, comemora Paixão.
Para participar é simples. Os interessados devem morar no mesmo imóvel residencial por, no mínimo, cinco anos; utilizar o terreno para fins de moradia; possuir terreno de até 250 m²; não ser proprietário ou concessionário de outro imóvel urbano ou rural; e ter uma renda familiar de até seis salários mínimos. Além desses fatores, o imóvel não pode estar em área de risco e ter as mínimas condições de moradia.
Nova meta - O prefeito ACM Neto definiu que o Casa Legal tem nova meta a cumprir até 2020. “A Prefeitura vai continuar com as ações do programa. Já entregamos 30 mil títulos em quatro anos e a nossa intenção é entregar mais 30 mil até 2020. Como já praticamente esgotamos a ação em casas localizadas em terrenos municipais, estamos estudando a regularização também em áreas privadas, mas que já estão ocupadas há muito tempo pela população”, pontuou ACM Neto.
O sucesso do Casa Legal chamou a atenção de outras prefeituras que buscam informações para implantação do programa em suas cidades. Os municípios baianos de Jacobina, Pintadas, Vitória da Conquista e Ilha de Itaparica, além do governo do estado de Alagoas, já buscaram a inspiração na iniciativa desenvolvida na capital baiana.
Escritório Público - Atuando na prestação de assistência técnica pública e gratuita em arquitetura, urbanismo e engenharias, o programa elabora a unidade habitacional e seu entorno, promovendo o déficit qualitativo nas áreas de Habitação de Interesse Social - HIS. Além da confecção de projetos de arquitetura para construção, ampliação e reforma da residência popular, o cidadão conta com orientações técnicas no encaminhamento e acompanhamento dos requerentes, junto aos órgãos competentes, para emissão de documentação com o objetivo de regularizar a propriedade e a construção.
São admitidas famílias com renda mensal de até três salários mínimos e edificações com área construída de até 70 m² ou, ainda, imóveis inseridos em Zona Especial de Interesse Social. A equipe é composta por urbanistas, engenheiro civil, assistente social e estagiários de arquitetura, urbanismo e engenharias. Além disso, convênios com universidades ampliam a capacidade de trabalho do Escritório Público. O programa elabora, em média, 300 projetos anualmente e, em 2018, já foram encaminhados 140.

Hub Salvador é inaugurado para estimular soluções inovadoras na área digital

 Hub Salvador é inaugurado para estimular soluções inovadoras na área digital



A capital baiana já conta com uma estrutura para abrigar empresas emergentes na área da tecnologia digital (startups), que irão, entre outros objetivos, elaborar soluções para novos e velhos problemas no serviço público. Trata-se do Hub Salvador, instalado no Terminal Marítimo, no Comércio, e que foi inaugurado hoje (02) pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal de Desenvolvimento e Urbanismo, Sérgio Guanabara. A solenidade contou ainda com as presenças do vice-prefeito Bruno Reis, do presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Antonio Ricardo Alban, de secretário e dirigentes municipais, parlamentares, empresários e empreendedores e imprensa.
“Não há no Brasil nenhum Hub digital equivalente a este. Temos aqui até 300 pontos de trabalho, onde deverão funcionar concomitantemente 100 empresas da área de tecnologia. Startups que serão aceleradas aqui e que contarão com uma estrutura e todo apoio para que possam se desenvolver”, afirmou ACM Neto, que aproveitou para conhecer todas as instalações da estrutura instalada no segundo pavimento do terminal.
O Hub Salvador é uma das ações do programa municipal Salvador 360, eixo Cidade Inteligente, e a inauguração faz parte da programação comemorativa pelos 469 anos da capital baiana. A estrutura será gerida por um consórcio formado pelas empresas Bossa Nova Investimentos e DP Participações, cujos representantes, Pierre Schurmaan e Christian Dunce, respectivamente, marcaram presença na solenidade de hoje. A capacidade total do Hub é de receber até 100 startups em espaço colaborativo, número que deve ser alcançado em 2019, com rodízio de 30 empresas por ano.
Essas empresas deverão desenvolver projetos que envolvam os setores financeiro, jurídico, social e de serviços, dentre outros. A previsão é de que sejam gerados 1,5 mil empregos diretos e indiretos, além de atrair talentos, empreendedores e profissionais qualificados que não tinham oportunidades de trabalho na capital baiana e acabavam migrando para outras cidades. O investimento da Prefeitura no projeto é de R$5,2 milhões.
“Esperamos que a gente tenha condições de oferecer uma alternativa para a criatividade dos baianos, para os diversos projetos que não teriam condições de estruturar uma operação em função das dificuldade de ter onde funcionar ou de ter acesso a recursos e financiamentos. Aqui no Hub haverá tudo isso, inclusive o consórcio que vai gerir essa estrutura também vai atuar nessa área de busca de financiamento. Utilizar tecnologia para soluções significa ganhar produtividade, desburocratizar e ampliar o acesso do cidadão aos serviços públicos”, declarou ACM Neto.
Gestão – O Hub Salvador será gerenciado por um consórcio firmado pelas empresas Bossa Nova Investimentos e DP Participações, que irão fazer a operação e captação de fundo de investimentos na ordem de R$100 milhões para as startups nos próximos cinco anos. Com atuação no Brasil e em outros cinco países, a Bossa Nova é especializada e reconhecida no setor e, atualmente, é a maior investidora em projetos de startups no país. No Hub Salvador, será responsável pela análise e seleção dos projetos e empresas, gestão do espaço e captação de recursos para investimento e lançamento das startups para o mercado.
“Iremos atuar com três pilares: o primeiro visa operar, estruturar, ajudar e criar um ambiente que permita a inovação e crescimento de startups não só da Bahia como do mundo inteiro. O segundo pilar é ter um espaço onde a comunidade, ou seja, os soteropolitanos, possa vir para interagir com as startups. O outro foco é investir e apoiar empreendedores a criarem grandes negócios”, destacou Pierre Churmann, sócio da Bossa Nova.
Seleção e funcionamento – Para participar da iniciativa e se instalarem no Hub Salvador, as startups devem apresentar os projetos nos editais ou concursos de ideias, também chamados de “pitchs”. A estimativa é de que os editais e “pitchs” devem ser lançados em parceria com outras empresas, a partir de maio próximo, por meio do site www.hubsalvador.com.br, com ampla divulgação pelas redes sociais e imprensa.
Podem participar propostas nos mais diversos segmentos do setor público ou privado, desde que atendam aos requisitos exigidos. Do total de projetos a serem selecionados, 10% das startups devem ser voltadas para soluções de melhoria da gestão ou serviços públicos do município, ou direcionadas para a área social. Dentre os critérios considerados estão os impactos sócio-econômico-ambiental, tecnologia a ser utilizada, aderência ao mercado e ao público-alvo e a capacidade de replicar ou desdobrar o projeto para outras cidades ou países.
Caso o projeto seja aprovado após análises técnica e de viabilidade de implantação, a serem realizadas pelo consórcio, a startup vai se instalar por um prazo mínimo de seis meses no Hub Salvador. Nesse período, passará pelo processo conhecido como aceleração, composto por uma série de treinamentos e orientação com os especialistas e que visa preparar as startups para transformar as ideias ou projetos em uma solução real, aplicável ao mercado e autossustentável. Essa etapa contará com a participação de instituições especializadas, como o Sebrae e o Senai/Cimatec.
Após o período de aceleração e confirmada a viabilidade do projeto, as empresas devem receber recursos de fundos de investimentos especializados em startups. Ao atingirem o estágio de maturidade para alcançar os mercados dos setores públicos ou privados, as empresas devem deixar o espaço do Hub Salvador e ceder terreno para novos projetos.
Impactos – O Hub Salvador deverá ativar um segmento da economia que vai gerar novas oportunidades de trabalho, atrair empresas de outras localidades e contribuir para a capital baiana ter um grande número de empregos qualificados para o setor de tecnologia. A estrutura deverá permitir que os talentos, tanto locais quanto de outros pontos do país, tenham a cidade como a principal rota. O vetor econômico da tecnologia digital costuma abranger muitos jovens em fase de formação e desperta a vocação empreendedora na cidade. "O Hub é um grande passo para tornar Salvador líder na área de investimentos tecnológicos no Brasil, além de contribuir fortemente para o desenvolvimento da capital baiana", afirmou o secretário Sérgio Guanabara.

Primeiro Hospital Municipal de Salvador será inaugurado nesta quarta (4)

Primeiro Hospital Municipal de Salvador será inaugurado nesta quarta (4)

Salvador vai ganhar, nesta quarta-feira (4), o primeiro Hospital Municipal, dentro das comemorações pelo aniversário da cidade. Funcionando 24 horas por dia no bairro de Boca da Mata, na região de Cajazeiras, ele estará integrado à rede de urgência e emergência, servindo principalmente de retaguarda para os casos mais complexos das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e do SAMU de Salvador. 
Durante 25 dias, o hospital vai funcionar em fase de observação, com a urgência e emergência atendendo a casos distribuídos pelo SAMU e pela Central Municipal de Regulação. A partir do dia 30 de abril, quando o equipamento estará 100% em funcionamento, a demanda para atendimento de urgência e emergência será aberta por classificação de risco. Os atendimentos ambulatoriais e apoio a diagnóstico regulado começam a operar no dia 9 de abril.  
"Muitos diziam que a Prefeitura não seria capaz de construir esse hospital, que tem tudo o que há de mais moderno que a rede pública pode oferecer. Pois a gente conseguiu. Salvador esperou 469 anos por um investimento como este da Prefeitura. Agora, a cidade vai ganhar esse presente de aniversário", afirmou o prefeito. "Vejam que estamos dando um salto evolutivo muito grande quando o assunto é saúde pública. Claro que sabemos que existe muito a se fazer, mas avançamos bastante", acrescentou.  
O hospital, que conta até com heliponto e base descentralizada do SAMU, terá ênfase em atendimentos de urgência, com capacidade para 500 casos de emergência por dia, mas também terá um ambulatório de egressos da unidade hospitalar para suporte ao atendimento. Serão 210 leitos – 30 de UTI (adulto e criança), 150 de clínica médica e cirúrgica e 30 de pediatria. A emergência terá ênfase em traumatologia, ortopedia e urgências clínicas. Haverá, ainda, atenção domiciliar, com capacidade para 180 atendimentos por mês para pacientes que receberam alta.  
"Vamos entregar um hospital com equipamentos modernos e que vai suprir uma demanda antiga de uma região importante da cidade, embora esteja aberto para toda Salvador. E que será gerido por uma entidade que é reconhecidamente preparada para oferecer o melhor atendimento", afirmou o secretário José Antônio Rodrigues Alves, acrescentando que a unidade de saúde funcionará 24 horas por dia com 800 funcionários. "Aqui, além da urgência e emergência, o hospital está preparado para fazer, mensalmente, oito mil atendimentos ambulatoriais, seis mil exames de média e alta complexidade e 100 mil exames laboratoriais".  
Serviços - O ambulatório de egressos da unidade hospitalar terá consultórios de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia pediátrica, pediatria, generalista e ortopedia e traumatologia. Haverá ainda serviço social, pré-consulta de enfermagem e agência de transfusão sanguínea. A lista de serviços engloba exames laboratoriais, ressonância magnética, radiologia digital, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, tomografia, eletroneuromiografia, eletroencefalografia, ecocardiografia, eletrocardiografia, teste de esforço, Holter e MAPA.  
A concepção arquitetônica do hospital foi planejada por acomodações de hotelaria em espaços de dois leitos. A programação assistencial será complementada por um Hospital Dia com um Centro de Vídeo-Endoscopias (com três salas de exames e oito poltronas de repouso) e uma Unidade de Atenção Domiciliar. Futuramente será associado ao Hospital Dia um bloco auxiliar que terá duas salas de cirurgia ambulatorial, 12 leitos de internação, consultório de enfermagem e de anestesiologia. O objetivo é fazer o pré e pós-atendimento de pacientes cirúrgicos, além de mais 60 leitos de internamento e 20 leitos de UTI, totalizando 300 leitos e um centro de ensino e pesquisa.