Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Hoje tem Furdunço, noite do samba e muita pipoca na abertura oficial do Carnaval

Hoje tem Furdunço, noite do samba e muita pipoca na abertura oficial do Carnaval

A espera acabou. Chegou o momento de o folião separar o abadá, a camiseta, o short, o calçado confortável e até aquela fantasia que estava guardada para curtir a festa de rua mais aguardada do ano. Quando o Rei Momo receber as chaves da cidade pelas mãos do prefeito ACM Neto, às 18h desta quinta-feira (28), no Circuito Osmar (Campo Grande), o Carnaval de Salvador será oficialmente aberto. Quem estiver no local poderá dançar e cantar muito com os desfiles de blocos e entidades musicais na tradicional Quinta do Samba. Tem festa também na orla desde o período da tarde.  
O primeiro dia de festa no Circuito Osmar é chamado de Quinta do Samba porque é dedicado ao ritmo e já se consolidou na programação momesca com grupos que embalam o público ao som do pandeiro, tamborim, cavaquinho e cuíca. “O samba se consolidou na avenida com a saída do bloco Alerta Geral, que existe há mais de duas décadas. Hoje são quase 20 blocos na quinta de Carnaval", conta o presidente do Alerta e da União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba), José Luís Lopes, o Arerê. 
Arerê reforça ainda o poder que o estilo musical exerce na folia. “É o maior público no Campo Grande nos últimos quatro anos. Samba é samba no mundo inteiro. Uma raiz que nunca apodrece”. O Alerta Geral foi criado em 1994 para retomar a experiência do Alerta Mocidade, famoso bloco de samba da Bahia da década de 1970. Grandes nomes já desfilaram, entre eles Dudu Nobre, Edil Pacheco, Jorge Aragão, Délcio Luiz, Fundo de Quintal e Beth Carvalho.
Embora o samba domine a grade da programação da noite, haverá espaço também para os foliões mais agitados e que não abrem mão em requebrar no compasso do pagode. O cantor Léo Santana e a banda Psirico serão os primeiros a desfilarem, em trio independente, pelo Circuito Osmar, às 18h e 18h15, respectivamente.  
Dodô -  Aqueles que forem ao Circuito Dodô (Barra-Ondina) hoje (27) poderão pular bastante com as 16 atrações que desfilarão no local no bis do Furdunço, a partir das 15h, além dos trios independentes apoiados pela Prefeitura para o folião pipoca, já no período da noite. A Baiana System é uma das atrações que vai agitar os foliões por volta das 17h, no Furdunço.  
O ponto alto da festa será à noite, com as pipocas de Saulo (18h45),  Claudia Leitte (19h), Lincoln & Duas Medidas (19h15), Banda Eva (19h30), Daniela Mercury (19h45), além de Cheiro Híbrido (21h) e Harmonia do Samba (21h15). Confira toda a programação da festa acessando www. curtacarnaval. com. br. 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Informações do Carnaval também serão transmitidas por WhatsApp

Informações do Carnaval também serão transmitidas por WhatsApp


Mais uma novidade tecnológica será disponibilizada pela Prefeitura para os foliões que vão curtir o Carnaval de Salvador 2019. A partir desta quinta-feira (21), através do número de WhatsApp (71) 98643-2183, o público poderá receber pelo celular as novidades  da maior festa popular de rua do planeta.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), o “zap” do Carnaval será um canal para envio de informações como a programação da folia, serviços, vídeos dos melhores momentos, stickers, gifs e memes da festa. Para receber as novidades, é necessário salvar o número do WhatsApp do Carnaval na agenda do celular e, em seguida, enviar uma mensagem informando o nome e a cidade.
“A ideia é facilitar a vida de quem vai para os circuitos, disponibilizando não apenas a programação oficial diretamente no celular do folião, mas também é uma forma de compartilhar conteúdos leves, engraçados e que são a cara do Carnaval de Salvador”, afirma o titular da Secom, José Pacheco Maia. 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Promoção Turística Carnaval Salvador 2019/Lulu Bahia TV Entertainment News





Promoção turística – De acordo com o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, foram incrementadas as ações de recepção de promoção turística durante a folia. Mais de 30 profissionais estarão envolvidos na equipe de Boas Vindas ao Turista, com atuação nos principais portões de entrada e pontos turísticos de Salvador. Também será realizada uma press trip com seis jornalistas europeus, que vão conhecer de perto a festa.

Dois postos de Informação ao Turista serão montados durante o Carnaval, sendo um deles fixo e localizado no Elevador Lacerda, com funcionamento das 8h às 17h. O outro posto será móvel e estará disponível na chegada dos cruzeiros, entre os dias 11 e 14 de fevereiro. A programação da folia será distribuída por quatro equipes, situadas no aeroporto, rodoviária, Praça Municipal e terminal marítimo. Além disso, está sendo montada uma playlist específica para o Carnaval, dentro da Plataforma.

Fuzuê, Furdunço e Pipoco terão mais de 80 atrações gratuitas e sem cordas



Fuzuê, Furdunço e Pipoco terão mais de 80 atrações gratuitas e sem cordas


Antes mesmo de o Rei Momo receber as chaves da cidade em ato que marca oficialmente o início da folia, daqui a oito dias, Salvador já estará em polvorosa com o Fuzuê, Furdunço e Pipoco, que acontecem respectivamente neste sábado (23), domingo (24) e na terça (26). Os eventos integram o pré-Carnaval da capital baiana, levando mais de 80 atrações gratuitas e sem cordas ao Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra).

O Fuzuê terá início a partir das 16h, com programação que reunirá 39 grupos e bandas percussivas. Apresentam-se Bike Fuzuê, Expresso 071, Banda da Guarda Municipal, Tio Paulinho, Stripulia, Coral Cant@Art, Oficina de Frevos e Dobrados, Quabales, Cia de Danças e Folguedos, Terno de Reis Rosa Menina, As Ganhadeiras de Itapuã, Fanfarra Canelight, Gravata Doida, Bejuzeiras de Areia Branca, Mascarados de Maragojipe, Chegança dos Marujos Fragata Brasileira, Barquinha de Bom Jesus dos Pobres e Grupo Cultural Mandu.
Complementam o desfile: Caretas Tradicional de Acupe, Grupo Folclórico Zambiapunga, Grupo de Mascarados de Maragojipe – Maralegia, Caretas de Cairú, Paroano Sai Milhó, Walter Queiroz, Fanfarra.BBG, Afoxé Korin Nagô, Só Samba de Roda, Escola de Samba Unidos de Itapuã, Pierrot Tradição Plataforma, Axé Dadá, Capoeira Mangangá, Insaba Maza, Amigos do Babá, Grupo Fuzuê Junino, Tudo x Transforma, Aldeia Coletivo Cênico, Banda Big Show, Arraiá das Marias e Fanfarra Santa Barbara.
No segundo dia de pré-Carnaval, o Furdunço começará às 15h agitando os foliões com uma mescla de sons e ritmos. Serão 45 atrações entre pranchões, minitrios e grupos culturais. Percorrerão pela avenida Rixô Elétrico, Paulo DJ, Gira Ingonça, Andarilho Elétrico, Bike Axé, Mamah Soares, Bike da Alegria, Sylvia Patrícia e Tuk Tuk Sonoro, Espaço Musical, Maira Lins e o Boteco Elétrico, Micro Trio de Ivan Huol, Flor Serena - Rural Elétrica, Grupo Marana, D’J Parente e D’J Sucesso Ton, DNA Dodô Primos Elétricos, Faustão e os Mongas, Vitrola Baiana, Eletric Team e Quabales.
Também se apresentarão o Forró Massapê, Família Macedo, Mudei de Nome, Forró do Tico, Geovana Costa, Forró Zé Baratino, Lincoln & Duas Medidas, Fit Dance, Os Informais, Samba de Farofa, Jau, Banda Cativeiro, Gerônimo, Adriano Rezende, Mambolada, A Mulherada, Mammá Di Souza, Trio Bahia Bass – Telefunksoul e Convidados, Orquestra de Pandeiros de Lauro de Freitas, Solares, Denny Denan, Trio do Reggae, Shantay, Furdance, Colher de Pau e Àttooxxá.
O Furdunço foi lançado pela Prefeitura em 2014 e o Fuzuê em 2016 com a proposta de valorizar os pequenos equipamentos e manifestações culturais no chão, resgatando antigos carnavais. Já o Pipoco, que chega à terceira edição, volta a ter o embalo do cantor Léo Santana. O trio do artista sairá às 19h, do Clube Espanhol, e segue até o Farol da Barra.
“O pré-Carnaval tem objetivo muito estratégico de dar estímulo a mais para que os turistas antecipem a chegada à cidade, que fica hiperlotada no Carnaval”, pontua o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington. Mais de um milhão de pessoas são esperadas nos três eventos de pré-Carnaval.
A multidão que for para avenida para curtir as atrações e os desfiles contará com suporte de diversos serviços municipais, como prolongamento de horário de operação de linhas de ônibus com destino à Barra e Lapa; implantação de módulo assistencial de saúde no Farol da Barra e atuação de quase 200 agentes da Guarda Civil.

8) Apresentação Carnaval Salvador 2019/Lulu Bahia TV Entertainment News

7) Apresentação Carnaval Salvador 2019/Lulu Bahia TV Entertainment News

6) Apresentação Carnaval Salvador 2019/Lulu Bahia TV Entertainment News

5) Apresentação Carnaval 2019/Lulu Bahia TV Entertainment News

4) Apresentação Carnaval 2019/Lulu Bahia TV Entertainment News

3) Apresentação Carnaval 2019/Lulu Bahia TV Entertainment News

2) Apresentação Carnaval Salvador 2019/Lulu Bahia TV Entertainment News

1)Apresentação Carnaval Salvador 2019/Lulu Bahia TV Entertainment News

Salvador está pronta para Carnaval do "melhor Verão da década"



Salvador está pronta para Carnaval do "melhor Verão da década"

Contagem regressiva para a maior festa popular do planeta. E, já que “O Mundo Escolheu Salvador”, tema da folia este ano, o Carnaval da primeira capital do Brasil vai animar todos os soteropolitanos e os cerca de 800 mil visitantes com mais de 700 apresentações nos circuitos oficiais e muitas novidades. Dentre os destaques está o retorno da entrega das chaves na quinta-feira (28) ao Rei Momo, no Campo Grande (Circuito Osmar), conforme anunciado pelo prefeito ACM Neto em coletiva na manhã de hoje (20), na Casa do Carnaval.
Outra novidade é que, também na quinta-feira (28), o Furdunço volta à rua para dar o pontapé na programação do Circuito Dodô (Barra/Ondina). Haverá ainda programação especial para crianças no Rio Vermelho e até mesmo transmissão internacional em cima do trio - tudo isso com uma megaestrutura que envolve órgãos municipais e parceiros para dar mais conforto ao público.
A coletiva também contou com a presença de todos os gestores municipais envolvidos com a organização da festa, a exemplo do secretário de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, e do presidente da Saltur, Isaac Edington. Também estiveram presentes representantes das empresas Ambev e itMOV que, assim como a marca Dorflex, são patrocinadoras oficiais do Carnaval de Salvador em 2019, além de representantes de entidades carnavalescas e do setor turístico.
De acordo com o prefeito, o objetivo é sempre fazer o maior Carnaval dos últimos tempos e Salvador se preparou e se organizou para isso. “Neste ano de 2019, Salvador está bombando e tem o melhor Verão da última década. Por isso, foi escolhido este tema porque essa é a verdade: o Carnaval é o momento no qual as pessoas do mundo inteiro voltam as atenções para a cidade. A festa terá serviços públicos ainda mais aperfeiçoados, folia democrática como nunca antes, com maior número de atrações sem corda nos principais circuitos e no Carnaval nos Bairros, inclusive com baile infantil e apresentação de orquestras. Procuramos sempre reinventar a festa para garantir as novidades com mistura de ritmos e sons e opções para todas as idades e gostos”, disse ACM Neto.
Atrações – O presidente da Saltur, Isaac Edington, salientou que a Prefeitura fez um grande esforço para que todos os circuitos estivessem recheados de atrações com blocos de trio e apresentações para o folião pipoca. No pré-Carnaval, além do Fuzuê e Furdunço, que acontece já neste fim de semana no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), também haverá o Salvador Som e Mar no sábado (23), a partir das 12h, na Baía de Todos-os-Santos (próximo ao Solar do Unhão). O Carnaval marítimo terá dose reprisada no sábado (02), também no mesmo horário.
O Pipoco volta pela terceira vez com Léo Santana na terça (26), também na programação de pré-Carnaval, na saída do Clube Espanhol até o Farol da Barra, a partir das 19h. E, claro, os tradicionais blocos de fanfarras animam o Circuito Sérgio Bezerra (Barra), a partir das 19h da quarta-feira (27), um dia antes do início oficial da folia.
Na quinta-feira (28), dia da abertura oficial do Carnaval, o Circuito Dodô terá a programação iniciada com o Furdunço, que faz a segunda apresentação da folia reunindo nomes como BaianaSystem, Irmãos Macedo e Mudei de Nome (ex-Alavontê). A entrega das chaves ao Rei Momo será no Campo Grande (Circuito Osmar), com atrações ainda sendo fechadas, mas que deverá reunir grandes nomes da música baiana.
Uma novidade este ano é a programação especial no Rio Vermelho, de 1º a 3 de março (sexta a domingo), que terá bailes infantis, a partir das 15h, e apresentações de orquestras para a família inteira, a partir das 17h. Além das ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Frades, o Carnaval dos Bairros estará presente em mais nove localidades: Pau da Lima, Liberdade, Pelourinho, Itapuã, Cajazeiras, Periperi, Piatã e Plataforma. Além de grandes nomes como Psirico, Sarajane, Gerônimo e Márcia Castro, as apresentações também contarão com artistas dos próprios bairros.
A Prefeitura leva gratuitamente grandes atrações para os circuitos Dodô e Osmar. No Osmar, por exemplo, se apresentam Saulo (sábado); Léo Santana, Mudei de Nome, Danniel Vieira, Pegadeira, Psirico, Àtooxxá, Denny Denan, Carla Perez e o projeto Trio Mulher, com as cantoras Carla Cristina, Ana Mammeto e Vânia Abreu, no domingo; Cláudia Leitte, Márcia Castro, Carla Perez, La Fúria, Tatau, Tuca Fernandes, Igor Kannário, Alinne Rosa, na segunda; Mudei de Nome, Chiclete com Banana, Lincoln &Duas Medidas, Pegadeira e Gerônimo, na terça.
No Circuito Dodô, a Prefeitura vai apoiar atrações como Daniela Mercury, Claudia Leite, Saulo, Pegadeira, Harmonia do Samba, Banda Eva, Lincoln & Duas Medidas, Cheiro Híbrido, na quinta-feira (28); Parangolé, Magary Lord, Saulo, Psirico, Igor Kannário, Pipoca do Cheiro e La Fúria, na sexta; Major Laser (música eletrônica com Diplo, Jilionaire e Walshy Fire), Katê e Amanda Santiago, no sábado; Margareth Menezes, Lincoln & Duas Medidas e Márcia Freire, no domingo; Chiclete e Jau, na segunda; Araketu, Gerônimo, Alinne Rosa, Adriano Rezende, Márcia Castro e Quabales, na terça.
Promoção turística – De acordo com o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, foram incrementadas as ações de recepção de promoção turística durante a folia. Mais de 30 profissionais estarão envolvidos na equipe de Boas Vindas ao Turista, com atuação nos principais portões de entrada e pontos turísticos de Salvador. Também será realizada uma press trip com seis jornalistas europeus, que vão conhecer de perto a festa.
Dois postos de Informação ao Turista serão montados durante o Carnaval, sendo um deles fixo e localizado no Elevador Lacerda, com funcionamento das 8h às 17h. O outro posto será móvel e estará disponível na chegada dos cruzeiros, entre os dias 11 e 14 de fevereiro. A programação da folia será distribuída por quatro equipes, situadas no aeroporto, rodoviária, Praça Municipal e terminal marítimo. Além disso, está sendo montada uma playlist específica para o Carnaval, dentro da Plataforma.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Homenagen da Casa do Carnaval a Armandinho ,irmaos Macedo e Morais Moreira em curtametragem





Reconhecimento - O curta “Irmãos Macêdo”, com duração de 15 minutos, retrata a história dos fundadores do trio elétrico Dodô e Osmar, além de apresentar a família, através dos depoimentos de Armandinho, Aroldo, André e Betinho. O material destaca a importância desta família para o Carnaval da Bahia contemporâneo, com a eletrificação da música. 
Para Armandinho, que participou do evento de apresentação do novo conteúdo, foi uma honra contribuir com o incremento do acervo. “Muito importante receber essa homenagem da Casa do Carnaval. Eu vejo ela como o reconhecimento de todo um trabalho, uma história que a gente trilhou, continuação da história do trio elétrico. A história de um instrumento, as músicas, a música “trieletrizada”, nosso marco mais importante. Viva o Carnaval!”, vibrou o músico e instrumentista.  
Nos 17 minutos do curta em homenagem a “Moraes Moreira”, o artista é exaltado como o primeiro cantor a subir em um trio elétrico. Já o filme que retrata “O visual do Carnaval” tem duração de 30 minutos e traz uma roda de conversa entre os grandes responsáveis pela estética do carnaval: Juarez Paraíso, Jotta Cunha, Pedrinho da Rocha, Alberto Pitta e Ray Viana. 
Tudo isso já pertence ao acervo histórico presente no ambiente, que é composto por adereços, instrumentos musicais, figurinos usados por grandes nomes da música baiana, miniaturas de personagens como o folião, o ambulante, a baiana do acarajé e os músicos que fazem a festa, vídeos sobre a folia contada pelos artistas e muitos outros atrativos. A Casa do Carnaval já recebeu o segundo lugar do Prêmio Nacional de Turismo, na categoria “Valorização do Patrimônio pelo Turismo”.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Novos secretários municipais tomam posse e já começam atividades

Novos secretários municipais tomam posse e já começam atividades

Com o intuito de fazer Salvador avançar ainda mais nos próximos dois anos, a capital baiana passa a ter quatro novos secretários municipais a partir desta terça-feira (5). O anúncio foi feito no Palácio Thomé de Souza pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Júnior, entre outras autoridades. Na ocasião, também ocorreu a cerimônia de posse dos novos gestores.
O vice-prefeito Bruno Reis assume a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), em substituição a Almir Melo. Dois vereadores se licenciam dos cargos para assumir um cargo no Executivo: Rogéria Santos assume a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), em substituição a Cristina Argiles; e Felipe Lucas é o mais novo titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), no lugar de Marcus Passos.
O deputado estadual agora licenciado e ex-vereador Leonardo Prates estará à frente da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), substituindo Isnard Araújo, que volta a exercer mandato na Câmara municipal. Vale lembrar que no fim do ano passado, em substituição a Geraldo Júnior, já havia tomado posse o secretário municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), Alberto Pimentel, também presente na cerimônia de hoje.
Além desses titulares de pastas, ACM Neto também anunciou que o ex-deputado estadual Luciano Ribeiro assumirá a função de secretário particular do Gabinete. O prefeito, que agradeceu aos antigos secretários pelo trabalho nos últimos dois anos, informou que algumas mudanças ainda serão anunciadas no segundo escalão de governo, que serão anunciadas em breve.

“A gestão continua com todo o compromisso de trabalhar pela cidade. Com relação à equipe, a espinha dorsal está mantida, mas foram feitos esses novos ajustes para dar mais oxigênio, energia e disposição a essa Prefeitura que já faz tanto por Salvador nos últimos seis anos. Nesses próximos dois anos, a intenção é de que esse conjunto de trabalhos, serviços e realizações seja ainda maior na cidade”, afirmou ACM Neto.
Expectativa – Em nome de todos os novos empossados, o vice-prefeito e agora secretário da Seinfra, Bruno Reis, agradeceu pela oportunidade de estar mais uma vez à frente de um órgão municipal – ele já foi titular da Semps em 2015. “Não há nada mais que justifique a luta e a dedicação à vida pública do que servir aos cidadãos, de estar ajudando a transformar a vida das pessoas, principalmente as mais pobres. Essa missão vou abraçar como todas as outras e, hoje, me sinto muito mais seguro para esse novo desafio, que é o desafio da minha vida, de ajudar a transformar a cidade”, pontuou.
Demais titulares – Para os novos gestores, o desafio até 2020 é de fazer Salvador avançar ainda mais. “A expectativa é de que dar um pouco da experiência política e administrativa para colaborar com a gestão. Fico feliz por ter o nome lembrado e acho que Salvador, como é público e notório, é uma cidade que tem um crescimento acima da média, uma administração com eficiência extremamente comprovada e que nos próximos dois anos possa ser ainda melhor”, afirmou o secretário Luciano Ribeiro. À frente da secretaria do Gabinete do Prefeito, a atuação será focada na assessoria direta e institucional.
Alguns pontos já foram elencados como desafios por Léo Prates a serem enfrentados pela Semps. “Vamos enfrentar o problema da pobreza de frente. Infelizmente, a pobreza na cidade tem cor e é negra. Já tive uma reunião com a secretária Ivete Sacramento (Reparação) para que a Semps seja um instrumento para uma política de reparação em Salvador. Também temos a ideia de que a UPCD (Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência) seja transferida do Gabinete do Prefeito para a Semps. O público LGBT também nos preocupa devido ao abandono da família e do estado – a ideia é ter abrigos específicos para esse público”, revelou.
Para Rogéria Santos, o principal desafio é de tentar trazer a SPMJ à evidência e cuidar das mulheres, crianças e juventude da capital baiana. “Primeiro, vamos conhecer tudo o que já existe e conseguir elaborar políticas que atendam a todo o povo soteropolitano, principalmente para o público-alvo da secretaria”. Ela ainda complementou que as mulheres terão uma atenção especial, por ser a maioria da população soteropolitana. “Vamos buscar nos unir com os órgãos e entidades de defesa para formar estratégias para coibir a violência contra a mulher. Salvador é uma cidade que tem 67 processos por dia referente a esse problema e a gente precisa dar um basta nisso”.
“É uma satisfação muito grande em receber esse reconhecimento e isso ajuda muito a trabalhar com mais disposição para dar o resultado que a cidade precisa. Nesse primeiro momento é preciso muito diálogo com a cidade, os setores e os segmentos para conhecer os problemas e buscar soluções. É um desafio imenso, pois temos várias questões a tratar: os ambulantes, a poluição sonora, os salva-vidas, os cemitérios públicos. A gente vai ter que, no mínimo, manter o trabalho que foi feito, tentar uma equação que possa atender aos dois lados: da gestão e do cidadão”, avaliou Felipe Lucas sobre o trabalho na Semop.

ACM Neto diz que 2019 será o ano das grandes entregas da Prefeitura

ACM Neto diz que 2019 será o ano das grandes entregas da Prefeitura


As inúmeras ações já realizadas, em realização ou planejadas pela Prefeitura nos últimos seis anos em Salvador, fruto da organização das contas municipais, foram destacadas pelo prefeito ACM Neto durante leitura da mensagem que marcou a abertura dos trabalhos do Poder Legislativo municipal nesta segunda-feira (4). Ele destacou que o ano de 2019 será aquele com maior volume de entregas desde 2013. A cerimônia, ocorrida no Plenário Cosme de Farias, na Câmara de Vereadores, contou com as presenças do vice-prefeito Bruno Reis, do presidente da Casa, Geraldo Júnior, demais secretários e gestores municipais, vereadores e autoridades convidadas.
Para o prefeito, o trabalho promovido em 2013 pela administração municipal de organização das contas possibilitou que Salvador se tornasse um exemplo para todo o país, incluindo o governo federal, e que, além de deixar esse legado para a cidade, capacita a capital baiana para as mudanças previstas para o Brasil a partir deste ano. “Além da organização das contas, buscamos a criatividade para conseguir receitas alternativas e que permitissem que a gente não dependesse do cenário externo. O nosso lema é: ‘Ousar com os pés no chão’. O propósito é mudar a vida das pessoas”, afirmou.
No quesito finanças, dentre os resultados obtidos estão o cumprimento de toda a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); a obtenção do título de Grau B do conjunto de indicadores de liquidez e endividamento das capitais; o rigor no cumprimento das obrigações financeiras (pagamento de pessoal e fornecedores); e o crescimento de 8,5% da receita em comparação com o ano de 2017 (inclusive com financiamento externo).
Também fruto da organização das contas, a administração municipal conseguiu, pela primeira vez em 12 anos, a contratação de crédito internacional para dar início a ações como a requalificação da bacia do Mané Dendê, da implantação dos corredores exclusivos do BRT (Bus Rapid Transit) e do desenvolvimento do programa Salvador Social. Áreas como a saúde e a educação tiveram avanços bastante positivos em seis anos, como o salto de 18% para mais de 50% da cobertura de atenção básica de saúde, além de 20 mil para 44 mil vagas para a Educação Infantil.
Na lista de melhorias na cidade estão a requalificação da orla de Salvador, os investimentos em macrodrenagem e requalificação asfáltica, a repaginação de importantes pontos da cidade como a Colina Sagrada e a região do Comércio, o desenvolvimento de programas sociais como o Morar Melhor, os investimentos na área de Cultura e a recuperação do Centro Histórico de Salvador, em andamento. As próximas ações envolvem contratação de recursos para requalificação do Canal do Paraguari, novos trechos de orla e a execução de projetos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para recuperação do Elevador do Taboão e da muralha do frontispício e arcos da Sé, dentre outras iniciativas.