Pesquisar este blog

domingo, 5 de fevereiro de 2017

'DEUSA DO EBANO DO ILE AYE 2017 " GISELE SOARES ...CAMPEA

A noite deste sábado (4), em Salvador, foi marcada pela escolha da nova rinha do Ilê Aiyê, na Liberdade. A nova Deusa do Ébano, musa anual do Pérola Negra, Gisele Santos Soares, 24 anos, foi escolhida entre 15 concorrentes. A jovem, que participou pela primeira vez do concurso, passou a ter missão de representar o grupo na luta pela valorização da riqueza histórica da cultura afro-brasileira em todo o mundo.  A escolha da Deusa do Ébano foi a 38ª edição do concurso Noite da Beleza Negra. Os jurados avaliaram as finalistas em requisitos como beleza, atitude, aptidão para dança afro e conhecimento sobre a história do 'mais belo dos belos' e do povo negro da Bahia. A escolha tem apoio do Governo do Estado, por meio da Bahiatursa e das secretarias de Turismo (Setur) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), a Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê é o maior concurso de beleza e exaltação da mulher negra no Brasil. O desfile foi inspirado no tema do Carnaval 2017 do Ilê Aiyê, “Os povos Ewe/Fon - A influência dos Povos Jejes para os afrodescendentes”. A programação ainda diversas atrações musicais, como a anfitriã Band’Aiyê  e as cantoras Daniela Mercury, Juliana Ribeiro, Dannny Nascimento e Nara Couto. O evento ainda homenageou as jornalistas Rita Batista, Wanda Chase e Maíra Azevedo (Tia Má), além da ialorixá Mãe Jaciara e da socióloga Wilma Reis.






A professora de dança Gisele Santos Soares, 24 anos, moradora do bairro de Itapuã, foi a grande vencedora do título de Deusa do Ébano 2017. O concurso aconteceu neste sábado (4) - como parte da programação da 38ª Noite da Beleza Negra, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu - e homenageou a beleza da cultura e da mulher negra.
Inspirado pelo tema do Carnaval 2017 do Ilê Aiyê “Os povos Ewe/Fon - A influência dos povos Jejes para os afrodescendentes”, o espetáculo teve participações das cantoras Daniela Mercury, escolhida para ser Rainha do Ilê em 2017, Larissa Luz, Nara Couto, Ana Mametto, Tainah, Juliana Ribeiro e Danny Nascimento. A atriz Denise Correia e Mãe Jaciara, ícone da luta contra a intolerância religiosa, também participaram do evento. A banda anfitriã, Band’Aiyê, agitou a noite com antigos e novos sucessos. Música, teatro, dança, poesia e outras manifestações culturais se misturaram no espetáculo assinado pelo diretor Elísio Lopes Júnior.

Participando pela primeira vez do concurso, a vencedora Gisele esperava participar do desfile apenas para ter experiência, mas acabou levando não só o troféu de Deusa do Ébano 2017, como também uma premiação de R$ 3,6 mil, uma fantasia do seu bloco do coração e dois bilhetes da Air Europa. “Não imaginei que estaria aqui, agora, sendo Rainha do Ilê Aiyê. Foi uma surpresa muito grande. Espero trazer muita prosperidade para o bloco, porque a gente está passando por um momento difícil”, disse a jovem, que tem agora a missão de levar ao público todo encanto e consciência que a mulher negra necessita para elevar sua autoestima e censo crítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário