A tradicional Lavagem de Itapuã, que completa 112 anos na quinta-feira (16), contará com uma série de serviços essenciais oferecidos pela Prefeitura nas áreas de limpeza, saúde, segurança, infraestrutura, transporte, ordenamento de trânsito e do comércio ambulante. Além disso, os vendedores contarão com um espaço seguro para deixar os filhos de 0 a 17 anos durante a celebração.
Trânsito - Para garantir o ordenamento do trânsito, fácil acesso a moradores e a livre circulação de pedestres durante a festa, a Transalvador elaborou um esquema específico para o evento. Entre 7h e 19h, o tráfego de veículos será proibido nas principais vias do bairro, com a implantação de 12 barreiras provisórias, localizadas nas ruas Aristides Milton/Rotatória do Posto 12 (sentido Centro); Aristides Milton/Rua João do Peixe (ao lado do Shopping Itapuã); Aristides Milton / Praça Dorival Caymmi; e nas avenidas Octávio Mangabeira/Rua Beiju Pira; Octávio Mangabeira / Rua Sargento Renato Santos; Octávio Mangabeira / Rua Sargento Pedro Cruz; Octávio Mangabeira / Rua Carapeba; Octávio Mangabeira / Rua Albacora; Octávio Mangabeira / Pirambeba; Octávio Mangabeira / Rua João da Silva Rego; Octávio Mangabeira / Rua Aristóteles da Costa Leal; e Octávio Mangabeira / Rua Yemanjá (ao lado do Habib’s).
As interdições viárias ocorrem também nas seguintes vias: Avenida Octávio Mangabeira, a partir da Rua Iemanjá; Praça da Sereia; Avenida Dorival Caymmi, entre a Praça da Sereia e a Rua Clementino Heitor de Carvalho; e na Rua Aristides Milton, entre a Praça da Sereia e o acesso à Ladeira do Abaeté.
Veículos com destino ao Centro têm como opção o viaduto Mário Andreaza, pelas avenidas Paralela e Orlando Gomes, até retornar para a Octávio Mangabeira. Os que seguem no sentido Itapuã devem acessar a Octávio Mangabeira, com retorno em frente ao estacionamento Sol Park e seguindo para o outro sentido da via, alcançando a Orlando Gomes e Paralela até chegarem a Dorival Caymmi. Das 19h às 2h, ficam proibidos também o tráfego e o estacionamento de automóveis na Rua Aristides Milton, na Praça Dorival Caymmi e nas ruas Genebaldo Figueiredo, João do Peixe e Arnaldo Francelino.
Automóveis que circulariam pelo trecho interditado, com destino à Rua Professor Souza Brito, Jardim Encantamento, Loteamento Pedra do Sal, Alameda da Praia e adjacências terão como opção trafegar pela Dorival Caymmi, seguindo pela Rua Paulo Afonso Baqueiro, Ladeira do Mirante do Abaeté, Largo do Abaeté e Ladeira do Abaeté. Quem precisa circular em direção à Nova Brasília de Itapuã terá como opção de tráfego a Dorival Caymmi, passando pela Rua Paulo Afonso Baqueiro, Ladeira do Mirante do Abaeté e o Largo do Abaeté.
Transporte - A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) determinou a oferta de nove ônibus extras da frota reguladora para facilitar a volta para casa dos foliões. Os ônibus estarão disponíveis das 17h às 23h na Estação Mussurunga e terão itinerários distribuídos pelas três áreas da cidade (Orla, Centro e Subúrbio), de acordo com a demanda. Além disso, o tráfego do trecho compreendido entre Piatã, o Largo de Cira e a Avenida Dorival Caymmi (retorno antes do Bompreço até a Sereia de Itapuã) será interditado das 7h às 19h.
Haverá ainda mudanças nas linhas de ônibus que operam no local, que farão os seguintes itinerários: sentido Centro - Viaduto Mário Andreazza, avenidas Paralela, Orlando Gomes e Octávio mangabeira, sendo que, a partir deste ponto, retomam o itinerário normal; sentido Itapuã - Octávio Mangabeira, com retorno em frente à guarita de acesso ao estacionamento Sol Park, Octávio Mangabeira, Orlando Gomes, Paralela e Dorival Caymmi, sendo que, a partir deste ponto, os veículos retomam o itinerário convencional.
Já os veículos com destino à Rua Professor Souza Brito, Jardim Encantamento, Loteamento Pedra do Sal, Alameda da Praia e adjacência terão como opção de tráfego seguir pela Avenida Dorival Caymmi, Rua Paulo Afonso Baqueiro, Ladeira do Mirante do Abaeté, Largo do Abaeté e Ladeira do Abaeté. A partir deste ponto, retomam o itinerário normal.
Para aqueles com destino a Nova Brasília de Itapuã, há opção de tráfego pela Avenida Dorival Caymmi, Rua Paulo Afonso Baqueiro, Ladeira do Mirante do Abaeté, Largo do Abaeté e Ladeira do Abaeté. A partir deste ponto, retomam o itinerário normal. A partir das 19h, o trecho será liberado e os coletivos retomam o roteiro de rotina.
Ordem Pública - A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) credenciou 390 ambulantes para a festa, com efetivo de 70 agentes para ordenamento do comércio informal durante a festa. Além disso, a pasta realiza ações nas áreas de iluminação, combate à poluição sonora e na oferta de serviços de segurança marítima, por meio do Salvamar. Para a lavagem, foram instalados 20 projetores de 400 watts nas vias onde ocorrem os festejos, de forma a proporcionar mais segurança aos foliões.
Já a equipe de combate à poluição sonora atuará no combate aos excessos cometidos por quem utiliza som acima dos volumes permitidos. Por lei, entre 7h e 22h somente é permitida a emissão de até 70 decibéis (dB). A multa para quem ultrapassar esse limite varia entre R$ 813 e R$ 135 mil.
A Salvamar manterá quatro postos de plantão nas imediações da festa - em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição; próximo ao Grupamento de Bombeiros Militar (GMAR); além das praias de Plakafor e da Sereia. Para a ocasião, serão disponibilizados 12 agentes e uma moto aquática.
Infraestrutura - A Secretaria de Manutenção (Seman) já vem atuando no local desde o início do mês, realizando desobstruções e recuperação do sistema de drenagem, aplicação de asfalto e reparos por meio da Operação Tapa-Buracos. Também foi realizada a limpeza do canal Beira Rio, no Km 17. O órgão implantou ainda um quilômetro de guarda-corpo na orla do bairro e fez a manutenção do parque infantil, com 12 cadeiras de balanço e três gangorras. Pichações foram removidas em cerca de 300 metros da mureta da praia, como parte das melhorias implantadas para a festa popular.
Abrigo e lazer para crianças - Durante a lavagem, os filhos de ambulantes poderão passar o dia no espaço de convivência instalado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) na Escola Municipal Manuel Lisboa, localizada na Rua Antonino Casaes. O local funcionará das 8h às 17h, com capacidade para acolher 30 crianças e adolescentes com idades entre 0 e 17 anos. Uma equipe técnica, formada por 21 profissionais, realizará atendimento em tempo integral ofertando todos os cuidados necessários, como cinco refeições e higiene pessoal.
Para tornar o espaço agradável e ainda mais acolhedor, serão desenvolvidas também atividades lúdicas e pedagógicas, previamente planejadas, respeitando a idade e a cultura do público atendido, com pula-pula, golzinho, totó, basquete, vôlei, entre outros, oferecidos pela Diretoria do Esporte, da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), por meio do projeto Ruas de Lazer.
Saúde e segurança - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manterá serviços por meio da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Hélio Machado, localizada nas imediações da festa. Além disso, as unidades do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) das proximidades estarão de sobreaviso, prontas para atuar sempre que necessário.
Já a Guarda Civil Municipal atuará como suporte às ações das demais secretarias, além de efetuar rondas no perímetro da festa, garantindo apoio às ações de segurança dos foliões e do patrimônio público. Qualquer situação que necessite de ação da Prefeitura pode ser comunicada pelo Fala Salvador, no número 156.
Nenhum comentário:
Postar um comentário