Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Lançamento de Jogos Indígenas Pataxó foca valorização cultural no Sud da Bahia em Porto Seguro

Lançamento de Jogos Indígenas Pataxó foca valorização cultural


O lançamento oficial da 9ª edição dos Jogos Indígenas Pataxó foi realizado na manhã do dia 15 de Abril , na Reserva da Jaqueira, com o apoio das prefeituras de Porto Seguro e de Santa Cruz Cabrália. Parentes indígenas de oito aldeias situadas na Costa do Descobrimento, autoridades políticas, representantes de entidades, pessoas da comunidade e turistas prestigiaram a solenidade.
A programação contou com pronunciamentos dos caciques Karajá e do anfitrião Siatã; além do coordenador geral dos jogos e atual superintendente de Assuntos Indígenas, Juari Pataxó; secretário de Governo, Pr Erivaldo Santos, que representou a prefeita Cláudia Oliveira; bem como do ator, Jayme Periard, que atuou recentemente na novela Escrava Mãe, da Rede Record, com o personagem Osório.

O ator foi convidado para ser o padrinho desta edição dos jogos, fazendo um importante pronunciamento sobre a “honra e emoção de participar desta festa esportiva e cultural, que remete às raízes dos povos brasileiros e precisa ser valorizada e preservada, apresentada ao mundo por conta de sua beleza e riqueza”, disse, ressaltando que estar com os irmãos índios é sempre um grande aprendizado. Participando dos ritos, ele recebeu presentes tradicionais como cocar, colares, vestimentas típicas da etnia, pintura e ainda teve o corpo purificado com dança e fumaça aromática da amescla – árvore nativa presente na Mata Atlântica. No ato de abertura, Jayme Periard recebeu da índia mais idosa da aldeia, Taquara, 92 anos, o puhuy akuâ (flecha) e repassou a um guerreiro que a lançou em chamas no campo, concluindo a cerimônia.
Além das competições, a programação, com entrada gratuita, inclui ainda Bênção dos Pajés, Desfile Cultura Viva e Beleza Pataxó, Feira de Artesanato Indígena, mostra das vestimentas e gastronomia pataxó, apresentações culturais, pinturas corporais, além do Fórum Indígena e da 5ª Jornada de Agroecologia da Bahia, realizada em parceria com a Teia dos Povos e UFSB, com plenárias, oficinas e  Feira Agroecológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário