Salvador e Newark (cidade norte americana) discutem proposta de investimentos e intercâmbio cultural para afrodescendentes
A vice-prefeita da cidade norte-americana de Newark, Jaqueline Quiles, acompanhada de empresários e gestores da localidade, foi recebida pelo vice-prefeito Bruno Reis na tarde desta quarta-feira (5), no Palácio Thomé de Souza. O evento foi o primeiro contato entre a cidade situada no estado de Nova Jersey e a capital baiana, com vistas a estabelecer uma futura cooperação para realização de investimentos e intercâmbio cultural. A visita foi articulada pelos empresários e produtores Silvana Magda Lynch e José Moreira, em parceria com o Coletivo de Entidades Negras (CEN) e apoio da Secretaria Municipal da Reparação (Semur).
A medida é voltada principalmente para a população afrodescendente, que compõe a maioria da população de ambas as localidades. Dentre as propostas apresentadas está a participação de Salvador nos dois principais eventos da região – o Brazil Week e Brazilian Day – a serem realizados entre os meses de agosto e setembro deste ano. A iniciativa é considerada uma importante oportunidade de divulgação da capital baiana em território norte-americano, onde seriam apresentados elementos como a culinária, artesanato e música produzidos em território soteropolitano.
Além disso, também foram citados a possibilidade de promoção de intercâmbio entre jovens e adultos para capacitação profissional, e a troca de experiências na área de segurança pública. O vice-prefeito, Bruno Reis, destacou o interesse da cidade em dar andamento à proposta de cooperação e solicitou à comitiva norte-americana a elaboração de um projeto para viabilizar a participação da capital baiana na iniciativa. Ele aproveitou ainda para ressaltar a evolução de Salvador nos últimos quatro anos na área de infraestrutura e o desejo da cidade em ampliar ainda mais o número de visitantes.
Estiveram presentes no encontro os secretários Ivete Sacramento (Reparação) e Paulo Alencar (Comunicação); o subsecretário de Cultura e Turismo (Secult), Bernardo Araújo; o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima; e o diretor do Trabalho da Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), Jorge Khoury; assim como o presidente do Coletivo das Entidades Negras, Marcos Rezende. Além de Quiles, compõem o grupo norte-americano a assistente sênior da prefeitura de Newark, Lígia de Freitas; o advogado, educador, músico e presidente da Newark350, Junius William; a produtora do Festival de Jazz e Patrimônio de Nova Orleans, Jackie Harris; o CEO do Brazilian Day Newark, José Moreira; e a CEO e produtora da Lavagem da Rua 46, Silvana Magda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário