Grandes investimentos públicos para o desenvolvimento de obras estruturantes em Salvador, em dez áreas de atuação e com investimento garantido de R$3 bilhões, seja de recursos próprios ou por meio de concessões e parcerias público-privada (PPPs). Este é o mote do Investe, o terceiro eixo do programa Salvador 360 lançado pela Prefeitura nesta segunda-feira (17), no Fiesta Bahia Hotel, no Itaigara. A apresentação das 63 iniciativas que fazem parte do eixo ficou a cargo do prefeito ACM Neto, acompanhado do vice Bruno Reis e do secretário municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Guilherme Bellintani. Estiveram presentes também demais secretários e gestores, autoridades, representantes de diversos segmentos econômicos da cidade e imprensa.
Com o Investe, a intenção da capital baiana é melhorar a atual 9ª posição ocupada no ranking de infraestrutura, a 7ª posição em mobilidade e a 14ª em relação ao preço do metro quadrado entre as capitais brasileiras. O conjunto de investimentos deverá impactar positivamente em outras áreas, a exemplo da atração de novos empreendimentos, desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. As ações estão divididas em dez áreas: Hospital Municipal de Salvador, Mobilidade, Infraestrutura, Esportes e Lazer, Habitação, Iluminação, Orla, Praças e Espaços Públicos, Mercados e Cultura.
O crescimento de Salvador nos últimos quatro anos foi fundamental para que o Salvador 360 Investe pudesse ser promovido hoje, como pontuou o prefeito. “Acreditamos que a Prefeitura também deve ser indutora do crescimento da cidade. Medidas como a organização das finanças municipais e dos processos administrativos fizeram com que nossa capital hoje possa se colocar à frente de desafios como esse. A administração tem a coragem de reconhecer o cenário de dificuldades, pautar desafios e, principalmente, construir soluções.” ACM Neto ainda destacou que não serão feitas ações que não estejam 100% asseguradas pela Prefeitura.
O secretário Guilherme Bellintani salientou que o Investe é o eixo com maior volume de recursos dentre todos os oito que compõem o programa Salvador 360. “É uma ação audaciosa para o tamanho da cidade e para a expectativa de futuro que a capital baiana possuía. É um investimento muito transformador em várias áreas da cidade, nos ramos como os da infraestrutura urbana, requalificação asfáltica, intervenções viárias e Hospital Municipal, com resultados que devem surgir já a partir deste ano”
Nenhum comentário:
Postar um comentário