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sábado, 22 de julho de 2017

Salvador pretende entrar no calendário oficial de maratonas no país

Já estão abertas as inscrições para a Maratona Cidade de Salvador, mais novo produto promovido pela Prefeitura que chega para fortalecer a plataforma de eventos da cidade como estratégia de desenvolvimento econômico e turístico. O lançamento oficial da iniciativa foi realizado nesta sexta-feira (21), no UCI Orient, no Shopping Barra, e as duas primeiras inscrições foram concedidas ao prefeito ACM Neto e ao vice, Bruno Reis. Também estiveram presentes no evento os secretários Cláudio Tinoco (Cultura e Turismo), Geraldo Júnior (Trabalho, Esporte e Lazer) e João Roma (Gabinete); e o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington; além do presidente da Federação Baiana de Atletismo (FBA), Og Robson Chagas.
De acordo com o prefeito, o evento foi idealizado inicialmente com abrangência nacional e, ao longo do tempo, a meta é torná-lo internacional. “De um lado, vamos incentivar a prática esportiva e de vida saudável, e, de outro, tendo em vista a realização de um evento para uma cidade turística. A gente quer que pessoas do Brasil inteiro possam participar dessa primeira maratona na cidade. A ação será bem organizada, festiva, como Salvador sabe fazer e tendo como palco principal o Farol da Barra, ponto de partida e chegada da maratona. Convidamos todas as pessoas que já praticam ou que pretendem praticar o esporte para, juntos, fazer dessa uma das principais competições do país”, completou ACM Neto.
A expectativa da Prefeitura é introduzir a cidade no circuito nacional de competições de rua. A iniciativa acontece em um momento onde o turismo esportivo se torna uma alternativa importante no país. Dados atuais do Ministério do Turismo apontam que o desenvolvimento do turismo de esportes traz oportunidades, como o estímulo a outros segmentos e produtos, e contribui para a diminuição dos efeitos da sazonalidade.
Para a primeira edição do projeto, a estimativa é reunir cerca de 4 mil corredores. Com o amadurecimento da prova, em alguns anos, o objetivo é que a maratona alcance lugar de destaque no cenário nacional e internacional de corridas de rua e se torne o terceiro maior produto de Salvador, atrás apenas do Carnaval e do Réveillon.
Isso porque reunir esporte e turismo é uma ideia cada vez mais difundida entre os brasileiros, que se espalham pelas corridas de rua em todo o mundo. Os chamados “maraturistas” são conhecidos por se programarem com antecedência, escolher o destino e pegar a estrada, e Salvador pode se tornar a mais nova opção desses grupos.
 “Este é um produto muito desejado por todos os corredores do Brasil. Acreditamos que, a partir de agora, vamos introduzir Salvador no circuito nacional de maratonas para que a gente possa conquistar futuramente o mercado internacional. A maratona está sendo colocada estrategicamente dentro do calendário oficial de eventos na cidade, que foi montado para gerar desenvolvimento econômico, pois movimenta todo o setor de serviços da capital”, pontuou Isaac Edington.
Estímulo – O presidente da FBA salientou a importância da iniciativa para o estímulo ao esporte na cidade. “Estamos muito envaidecidos em ver a Prefeitura eleger o atletismo como fundamental para a qualidade de vida. Com certeza, a corrida é o evento mais democrático, onde todas as pessoas, de todas as classes sociais e níveis técnicos podem participar em um mesmo local e momento. Acho essa iniciativa fantástica e tenho certeza que esse evento vai ser um dos grandes eventos do Brasil e, futuramente, do mundo”, destacou Chagas.
O diretor da Enashopp, Alexandre Manzalli, explicou a motivação do Shopping Barra, uma das empresas parceiras da iniciativa, em apoiar a maratona. “Em 2017, o shopping está completando 30 anos e o projeto de expansão do estabelecimento coincidiu com o processo de revitalização da cidade nos aspectos físico e social. A cidade não pode depender exclusivamente de um turismo voltado somente para o Carnaval, isso tem que ser acontecendo o ano inteiro. Qualquer ação que venha a trazer uma ocupação para a região da Barra e para a cidade de Salvador como um todo, tem tudo a ver com o que deseja o shopping.”
Provas e percursos - A Maratona Cidade de Salvador acontecerá pela primeira vez no dia 22 de outubro (domingo). A competição, que buscará atrair corredores de todos os níveis, terá provas de 5km e 10km, a meia-maratona (21km), a maratona individual (42km) e o revezamento com equipes compostas por quatro atletas (42 km).
Todas as largadas serão realizadas do Farol da Barra, às 5h30. Os retornos acontecerão na praça Eliana Kertész, para os atletas que disputarão os 5 km, e no Teatro Sesi do Rio Vermelho, para as corridas de 10 km. Para os corredores que vão participar da meia-maratona e da maratona individual, o retorno será no Jardim de Alah. Já a maratona de revezamento terá seu retorno no Largo da Mariquita.
O presidente da Saltur salientou que os circuitos foram pensados de forma a abranger o maior número de pessoas e de maneira a envolver toda a cidade. “Oferecemos opções para todos os níveis de participantes, permitindo que competidores, famílias, enfim, todos possam estar presentes. Além disso, vamos contar com atrações que vão tornar a maratona ainda mais animada”, completou Edington.
Estrutura – Para garantir a segurança dos atletas durante as competições, a Maratona Cidade de Salvador contará com a instalação de três pontos de atendimento médico, cinco ambulâncias estacionadas em locais estratégicos, 10 pontos de hidratação – um a cada 2km, 120 mil copos de água e mais de 300 profissionais envolvidos na organização.
Além disso, os corredores também terão à disposição o estacionamento do Shopping Barra para deixar os veículos e participar da competição com segurança. Em parceria com entidades como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-BA), a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-BA) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), já estão sendo oferecidos pacotes especiais de hospedagem e alimentação voltados para quem pretende vir a Salvador especialmente para a competição.
Entretenimento – Para deixar todo o circuito animado e convidar a população para interagir com esse megaevento, será montado um palco antes do ponto de largada. Apresentações do grupo FitDance animará o evento no local, sendo que o encerramento estará a cargo do Alavontê, que promete fechar com chave de ouro essa primeira edição da Maratona Cidade de Salvador.
Ao longo do trajeto mais música anima os atletas e o público que prestigia a corrida. Isso porque três cabines de DJ’s serão instalados ao longo das provas.
Homenagem – Os primeiros colocados de cada competição levarão para casa troféus que homenageiam um dos maiores entusiastas e praticante de corridas de rua da Bahia e do Brasil: Ayrton Ferreira dos Santos, falecido em 2012.
Esse grande incentivador das corridas de rua participou e foi decisivo na criação da AVAB (Associação dos Veteranos de Atletismo da Bahia). Foi um dos mentores da tradicional Corrida dos Engenheiros, promovida anualmente pelo Clube de Engenharia da Bahia.
Ayrton Ferreira escreveu quatro livros e, durante anos, foi colunista de sites de corrida no país. As suas obras são: “Porque correr” (1979), “Diário do Corredor”, (1980), “Maratona”, (1984), e “A mulher na corrida” (1990).
Inscrições – As inscrições para a Maratona Cidade de Salvador devem ser feitas através do site www.maratonasalvador.com.br. No site será possível saber todos os detalhes sobre a competição. A entrega dos Kits para a corrida será realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, em local a ser definido.
A Maratona Cidade de Salvador é uma realização da Prefeitura, por intermédio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) e Federação Baiana de Atletismo (FBA). O evento contará também com o apoio da Personal Club, OHH Sports, Shopping Barra e Tia Sônia. Além disso, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), o Salvador Dastination, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHa) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) são importantes parceiros da iniciativa.​

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