Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de março de 2017

ENCONTRO DE SECRETARIOS DE MEIO AMBIENTE DAS CAPITAIS BRASILERAS

FOTO: MARIA LULU LULURUTS
FOTO: MARIA LULU LULURUTS
FOTO: MARIA LULU LULURUTS
FOTO: MARIA LULU LULURUTS

Encontro - O IX Encontro Nacional do Fórum de Secretários do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras CB27 contou com a participação de mais de 20 secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras, representantes de ministérios e organizações da sociedade civil. O climatologista Carlos Nobre, presidente do Conselho Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e integrante do grupo de cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, é um dos palestrantes.
Durante o evento, as redes de governos locais entregarão ao Ministério do Meio Ambiente um documento para a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A NDC é um documento elaborado pelos países signatários, com o compromisso de promover a redução das emissões de carbono, por meio de metas e medidas que promovam a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. O foco das contribuições reside no financiamento da ação climática nas cidades e o reconhecimento do papel dos centros urbanos nessa agenda. O evento prossegue até a quarta-feira (15).

O evento de abertura contou ainda com as presenças do secretário de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), André Fraga; do coordenador geral do CB27, Eduardo Matos; do presidente da Anamma, Rogério Menezes; da gerente sênior do Programa 100 Cidades Resilientes, Helena Monteiro; do diretor regional para a América Latina C40, Manuel Olivera; da coordenadora de projetos da Fundação Konrad Adenauer, Marina Caetano; do secretário executivo da ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo; e do secretário de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Everton Frask.

Histórico - O Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, CB27, foi criado durante o processo de preparação das cidades para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em maio de 2012, com o objetivo de promover a articulação política e a cooperação entre as capitais, com foco no tema do enfrentamento às mudanças climáticas. O evento é organizado pela CB27, Prefeitura de Salvador, Fundação Konrad Adenauer (KAS) e Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI). São parceiros convidados do Fórum, a rede CP40, a organização internacional CDP e a instituição internacional de pesquisa World Resources Institute (WRI).
FOTO: MARIA LULU LULURUTS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário