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quarta-feira, 15 de março de 2017
LANÇAMENTO DO "BRT " ENTENDA OS DETALHES DO PROJETO
Detalhes do projeto - Nas duas etapas, o projeto será implantado ao longo do corredor formado pela Avenida Vasco da Gama, Rua do Lucaia, Avenida Juracy Magalhães e Avenida ACM, se estendendo desde a entrada da Estação da Lapa até a Estação de Integração Iguatemi (metrô/BRT), na região próxima ao atual Shopping da Bahia. As intervenções preveem o aproveitamento das vias de ônibus convencionais já existentes ao longo da Avenida Vasco da Gama, adaptando-a para uso do BRT. Nos demais trechos serão implantados novas vias exclusivas para o sistema.
Dentre os itens que serão construídos estão o corredor exclusivo para os veículos do sistema BRT, além de melhorias no sistema viário, com implantação de faixas de fluxo contínuo nas avenidas Juraci Magalhães e ACM. A lista engloba ainda as estações do sistema BRT, complexos de viadutos nos principais locais de cruzamento viário ao longo do corredor, obras de macrodrenagem, urbanização e paisagismo ao longo do corredor de transporte e implantação de ciclovias.
Etapas – Para facilitar a implantação do BRT, a obra foi dividida em trechos. O trecho 1 vai do Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) até a estação de integração BRT/Metrô Iguatemi. Com extensão de 2,9km, as obras contemplam três viadutos – um no sentido Parque da Cidade/Lucaia, outro no sentido Parque da Cidade/Iguatemi e o terceiro no Iguatemi. Também serão construídos elevados paralelos no Cidadela e no Hiper para a implantação das estações em cada um desses locais. Os recursos são originados de operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal no valor de R$408 milhões, sendo R$300 milhões do programa Pró-Transporte-FGTS e R$108 milhões do Programa de Financiamento das Contrapartidas do Programa de Aceleração do Crescimento (CPAC).
Já o trecho 2 terá 5,5km de extensão e segue da Estação da Lapa até o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade). Neste caso, serão construídas seis estações: Vasco da Gama, Ogunjá, HGE, Rio Vermelho, Pedrinhas e Cidade Jardim. As obras preveem também a implantação dos viadutos na Avenida Garibaldi e elevados paralelos nas Pedrinhas e Cidade Jardim. O projeto já aprovado pelo Ministério das Cidades, totalizando R$412 milhões, sendo R$300 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) e R$112 milhões do Programa de Financiamento das Contrapartidas do Programa de Aceleração do Crescimento (CPAC).
Também está previsto no BRT o projeto de expansão, que vai do Parque da Cidade à Pituba, nas imediações do Posto Namorados. Com 1,8km, deverão ser implantados as estações Parque da Cidade e Itaigara, além do Terminal Pituba, que fará integração com outros modais.
Execução - Com a conclusão da primeira etapa, com obras que devem durar 28 meses após a assinatura do contrato com a empresa ou consórcio que vencer a licitação, os corredores exclusivos serão ocupados por ônibus comuns. Com a conclusão da segunda etapa, os corredores serão utilizados pelos veículos do sistema BRT, que serão do tipo ônibus articulados com capacidade nominal para 170 passageiros, portas largas e comprimento máximo de 23m, operando a uma velocidade comercial de 25 a 40 km/h.
A intenção é de que, com o BRT, o tempo de percurso seja menor, garantindo mais rapidez e conforto aos usuários. A previsão é de que o trecho entre o Iguatemi e a Lapa seja feito em 16 min, com velocidade média de 34,5 km/h, o que representa redução de tempo de 37%. Da Pituba para o Iguatemi e vice-versa, a previsão de percurso é de 7 min, com velocidade de 37,4 km/h e redução de tempo de até 69%. Da Lapa para a Pituba, também devem ser gastos 16 min, com velocidade de 35,9 km/h e redução de tempo de 42%.
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