Depois de Itapuã, o bairro de São Marcos será a próxima localidade a receber um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), construído pela Prefeitura. A ordem de serviço para início imediato das obras foi assinada pelo prefeito ACM Neto na manhã deste sábado (19), na Avenida São Rafael. Também esteve presente no evento o secretário municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), Geraldo Júnior. Em seguida, o prefeito vistoriou a obra de instalação de geomanta na Rua Rosalvo Silva, também em São Marcos.
O CIE é um equipamento multiuso voltado à iniciação esportiva e ao esporte de alto rendimento. A intenção é estimular a formação de atletas nas áreas mais carentes. Com investimento de R$3 milhões, a estrutura contará com ginásio poliesportivo, com arquibancada para cerca de 200 pessoas. Além disso, terá área de apoio composta por administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público.
Com espaço de 2,5 mil metros quadrados, sendo 1,6 mil metros quadrados de área construída, o centro vai beneficiar principalmente crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, que participarão dos projetos de iniciação esportiva de alto rendimento. No entanto, o espaço estará aberto também a todos os moradores das comunidades do entorno e de outras localidades. No local, poderão ser promovidas dez modalidades esportivas: basquete, ginástica rítmica, vôlei, handebol, judô (olímpico e paralímpico), lutas, tae-kwon-do, voleibol sentado e futsal.
As obras do CIE Itapuã, localizado na Rua da Ilha, s/n, foram iniciadas em março deste ano e a previsão é de que seja entregue em setembro. A estrutura é a mesma a ser construída em São Marcos. “Com os dois CIE, serão 1.600 crianças e adolescentes beneficiados, além das atividades que são voltadas para pais e/ou responsáveis. Todos os projetos buscam envolver a família e a comunidade do entorno para promover a inclusão social, fazendo com que todos se sintam parte do processo, valorizem e cuidem dos espaços. A pretensão também é de lapidar o lado atleta de cada um, ao incentivar e revelar esses talentos para a sociedade”, afirma o secretário Geraldo Júnior.
Proposta – A proposta com a construção desta estrutura é desenvolver o senso crítico e a autonomia de crianças e adolescentes, a sociabilidade e o bom convívio entre aqueles em situação de risco; estimular habilidades e coordenação motora; e disseminar os conceitos da cidadania, do respeito ao próximo, ao patrimônio público e à vida de forma geral. As metas também incluem estabelecer um vínculo entre os espaços construídos e as comunidades de origem dos beneficiados; e alcançar o respeito e o carinho da sociedade pela certeza de estar executando um projeto de relevância social, cultural e esportiva no município.
O modelo de gestão a ser implementado pelo município prevê a participação efetiva da comunidade, priorizando a realização de atividades em conjunto com as escolas, clubes, federações e associações. Nesse sentido, buscará a construção de uma agenda unificada em que cada parceiro seja envolvido na programação geral das atividades desenvolvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário