Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de maio de 2017

REVOLUÇAO DE 25 DE MAIO DE 1810 NA ARGENTINA

REVOLUÇAO DE 25 DE MAIO DE 1810 NA ARGENTINA
Vinte e cinco de maio (25 de maio) é um feriado nacional que comemora a revolução de 1810, que resultou no primeiro Governo argentino, e a independência da Espanha. Um feriado nacional que paralisa o comércio e enfeita a cidade com faixas azuis e brancas, as cores de uma revolução.
Durante a primeira metade do século 19, a Argentina era uma colônia espanhola, regida por um vice-rei, Baltasar Hidalgo de Cisneros. Cisneros atuava como um representante da coroa espanhola e vivia em Buenos Aires para assegurar que a Argentina não se esticasse muito além do que o reino proclamara.
Mas quando a Espanha entrou em conflito com a França em 1810, o controle espanhol sobre as colônias da América do Sul começou a escorregar – fortuito momento para os nacionais argentinos começarem a estipular suas próprias regras além-mar.
Quando o Governo espanhol se dissolveu, Cisneros se encontrou sem nenhuma autoridade formal e foi rapidamente colocado de lado para dar lugar ao primeiro Governo independente argentino, conhecido como a Primera Junta. Apesar da declaração formal da Independência ser emitida apenas em 9 de julho de 1816, a Revolução de Maio iniciou a Guerra da Independência Argentina.
O 25 de Maio foi um importante passo para a jornada argentina rumo à soberania e – de acordo com uma mistura de lenda e história -, o ensolarado sol desse decisivo dia inspirou o sol que agora assenta-se no meio da bandeira argentina, conhecido como o Sol de Maio.
O dia é um feriado público, uma data patriótica na qual o comércio fecha e as pessoas celebram com a família, amigos e o asado. Celebrações formais acontecem em Buenos Aires e, para o restante do país, é um dia para desacelerar e recordar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário