Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Aeroporto terá intervenções emergenciais que ficarão prontas antes do Carnaval


O Aeroporto Internacional Deputado Luiz Eduardo Magalhães vai receber intervenções emergenciais para melhorar o atendimento e os serviços prestados aos passageiros, dentro de um plano de contingência para o Carnaval deste ano. O plano, uma solicitação do prefeito ACM Neto, foi apresentado ao gestor da capital na tarde de hoje (31), em Brasília, durante audiência com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Lessa, e com o presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira. As intervenções devem ficar prontas ainda para este Verão, antes do Carnaval, período no qual Salvador espera receber mais de 700 mil visitantes, boa parte deles pelo aeroporto. 
 
As ações do plano vão envolver limpeza e adequação dos sanitários; climatização do terminal, com requalificação das torres e ampliação da capacidade do sistema re refrigeração; recuperação dos elevadores e das escadas rolantes, com contratação da fabricante para manutenção; e melhoria do fluxo de veículos no desembarque, com retirada de obras. As intervenções devem ser concluídas até 15 de fevereiro. 
 
Além disso, o plano prevê contratação de 170 profissionais de limpeza, deslocamento de especialistas em sistemas aeroportuários de outros estados, suspensão de férias e licenças dos empregados da Infraero da área de manutenção nesse período, bem como a contratação de outros 97 trabalhadores para o mesmo setor. Haverá, ainda, a instalação de um grupo de monitoramento e suporte remoto, em Brasília, para acompanhar a implantação do plano e a situação do aeroporto de Salvador. 
 
"O ministro nos garantiu liberação de recursos financeiros extraordinários para atendimento às demandas. Isso é fundamental para que Salvador tenha um aeroporto em melhores condições de recebem bem nossos turistas. Afinal, esse é um momento importante para a cidade, de grande movimentação econômica, e uma das portas de entrada da nossa capital é o aeroporto", afirmou ACM Neto.  

Atendimento à mulher também terá esquema especial para Festa de Iemanjá

Os serviços municipais de atendimento às mulheres que sofrem violência em Salvador vão funcionar em esquema especial nesta quinta-feira (2), dia da Festa de Iemanjá. De acordo com a Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), o Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV) contará com a equipe de psicólogos e assistentes sociais à disposição para receber e ajudar as vítimas. O horário de funcionamento do Centro, que funciona na Praça Almirante Coelho Neto, 1, Barris, é das 8h às 17h.

Da mesma maneira vai funcionar a Casa de Acolhimento à Mulher Irmã Dulce, que atende mulheres em situação de violência que registraram boletim de ocorrência e manifestaram a necessidade de se afastar do agressor. O espaço tem capacidade para abrigar até 30 mulheres por até 15 dias. Como se trata de um local sigiloso, o atendimento e o encaminhamento são feitos através da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), em Brotas.

Linhas de ônibus serão prolongadas para festa de Iemanjá

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai prolongar a operação de 12 linhas de ônibus para a festa em homenagem a Iemanjá. As linhas que terão sua última faixa dos dias úteis prolongada até 0h da sexta-feira (03) são:
CÓDIGO / LINHA

1538 
Conj. Pirajá I – Pituba1643 Faz. Coutos – Pituba1645 A. de Santa Terezinha / Rio Sena – Pituba1622 Alto do Cabrito /B.V.Lobato – Pituba0914 Vale dos Rios / Stiep R30728 Nordeste – Ribeira0102 Barbalho – Iguatemi0426 Santa Mônica - Pituba1386 N. Brasília/Jd. N. Esperança / 7 de Abril – Barra1231 Sussuarana – Barra R21129 Cabula VI – Pituba1220 Mata Escura – Pituba 
As linhas 1388 (Est. Pirajá X Barra 3) e 1053 (Estação Mussurunga X Barra 3) também terão seu funcionamento prolongado até as 23h30.
Ainda para o evento, a Semob vai disponibilizar nove veículos da frota reguladora, que ficarão à disposição da fiscalização das 18h às 1h da manhã. Além disso, haverá modificação de itinerário para as linhas que circulam pela região do Rio Vermelho, a saber:
- As linhas que trafegam no sentido Rio Vermelho/Ondina, com origem na Rua Visconde Itaboraí e com destino Av. Centenário, Barra ou Rua Ademar de Barros (Garibaldi) farão o seguinte trajeto: Retorno no Bompreço, Av. Otávio Mangabeira, Praça N. Sra da Luz, Rua Pernambuco, Av. ACM, retorno Comercial Ramos, Av. Juracy Magalhães Junior, Lucaia, Av. Garibaldi, retorno próximo ao Hospital Jorge Valente, Av. Garibaldi, Rua Bartolomeu de Gusmão, Av. Presidente Vargas e daí seguem seu itinerário normal neste sentido;

- As linhas que saem da Rua Visconde Itaboraí (Nordeste de Amaralina) com destino à Av. Vasco da Gama ou Garibaldi vão seguir o roteiro: Retorno no Bompreço, Av. Otávio Mangabeira, Praça N. Sra. da Luz, Rua Pernambuco, Av. ACM, retorno Comercial Ramos, Av. Juracy Magalhães Junior, Lucaia, e daí seguem seu itinerário normal neste sentido.

- As linhas que vêm da Rua Visconde Itaboraí (Nordeste de Amaralina) com destino à Av. Cardeal da Silva vão fazer o seguinte percurso: Retorno no Bompreço, Av. Otávio Mangabeira, Praça N. Sra. da Luz, Rua Pernambuco, Av. ACM, retorno Comercial Ramos,Av. Juracy Magalhães Junior, Lucaia, Av. Garibaldi, retorno próximo Hospital Jorge Valente, Av. Garibaldi, Ladeira de acesso a TV Itapuã, Rua Caetano Moura e então seguem o roteiro habitual.
- As linhas que trafegam no sentido Ondina/Rio Vermelho, com origem Barra, Av. Centenário, Rua Ademar de Barros e Cardeal da Silva com destino Av. Presidente Vargas, Rua da Paciência, Largo da Mariquita, Orla vão fazer o itinerário: Av. Presidente Vargas, Rua Euricles de Matos, Av. Garibaldi, Lucaia, Av. Juracy Magalhães Junior, Av. ACM, Rua Rio Grande do Sul, Av. Manoel Dias da Silva, Rua Visconde Itaboraí, retorno no Bompreço e daí seguem seu roteiro normal.
- As linhas om origem da Av. Garibaldi ou Vasco da Gama com destino a rua Conselheiro Pedro Luis/Largo da Mariquita farão o seguinte itinerário: Lucaia, Av. Juracy Magalhães Junior, Av. ACM, Rua Rio Grande do Sul, Av. Manoel Dias da Silva, Rua Visconde Itaboraí, retorno no Bompreço, seguem seu itinerário normal neste sentido.
Os coletivos voltam a fazer os roteiros normais assim que acabarem os festejos de Iemanjá.

Prefeitura promove Balaio Verde pelo segundo ano consecutivo

Imagine a Rainha do Mar, na data em que é reverenciada pelos adeptos das religiões de matriz africana, ver o ambiente onde mora poluído com material que não faz parte da natureza. Para garantir a cultura das ofertas a Iemanjá no dia 2 de fevereiro e preservar o meio ambiente, a Prefeitura promove pelo segundo ano consecutivo a campanha Balaio Verde.

Idealizada pela Secretaria Municipal da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), a iniciativa visa conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação das praias. Nesse sentido, já está sendo realizada uma mobilização pelas redes sociais para que a população adote produtos mais sustentáveis. Dentre as opções estão flores 100% naturais, perfumar o balaio em vez de jogar o produto com o frasco, e usar fitas e adereços de fibras naturais. No dia da festa, faixas e banners com frases de incentivo sobre a prática da entrega de oferendas biodegradáveis alertarão aos seguidores em pontos distintos da festa.

Além disso, será realizada uma ação de conscientização diretamente com a população na véspera da festa (1º), às 15h, na Praia de Santana. Como de costume, nesse dia moradores, comerciantes e alguns artistas participarão da ação. A atividade envolve o recolhimento de resíduos sólidos, orientação para quem estiver no local sobre a importância de se manter as praias limpas, e dicas de presentes que causem menor impacto ambiental. A iniciativa é coordenada pela produtora cultural Luzia Moraes, que realiza esse trabalho há cinco anos, e por uma equipe da Secis.

"A cultura e liturgia das comemorações para Iemanjá são perfeitamente compatíveis com a sustentabilidade. A Rainha do Mar jamais ficaria feliz tendo sua casa suja, mesmo que alguns considerem presentes. Uma prece, um canto ou um presente biodegradável farão com que ela não esqueça da reverência e a natureza também agradecerá”, pontua o secretário da Secis, André Fraga.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Prefeitura inicia Jornada Pedagógica 2017

O auditório lotado na manhã desta segunda-feira (30), no Fiesta Convention Center, no Itaigara, demonstra o clima de compromisso dos professores e coordenadores pedagógicos em um principal objetivo: avançar ainda mais em atendimento e qualidade a rede municipal de ensino de Salvador. Com o tema “Projeto político-pedagógico: tecendo fios de um currículo colaborativo”, a Jornada Pedagógica 2017 foi iniciada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), em cerimônia de abertura que contou com as presenças do prefeito ACM Neto; da secretária da Smed, Paloma Modesto; e demais representantes da área educacional.

No pronunciamento aos professores, o prefeito ACM Neto salientou que as grandes conquistas alcançadas pela educação municipal foram resultado de um trabalho conjunto, que envolveu decisão política da gestão, capacidade de planejamento e inovação da Smed e o trabalho realizado pelos colaboradores em cada uma das escolas. Um dos principais avanços foi o orçamento municipal para a educação, que saltou de 22,3% em 2013 para aproximadamente 28% em 2016. Em 2017, a rede passa a contar com mais 40 novas unidades, o que significa quase 10% de crescimento da rede física escolar no município.

Dentre os principais desafios para 2017, foram salientados o esforço para que os novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) comecem a funcionar bem e com qualidade. Também devem ser realizadas ações para que o Programa Combinado possa avançar ainda mais, compreendendo melhor a necessidade de cada unidade escolar. A Prefeitura deverá procurar preservar o máximo de investimentos para a Educação e também pretende-se manter e ampliar parceria com o Instituto Chapada para atualizar os projetos nas unidades de ensino. Outro desafio importante é sanar o déficit de vagas em Educação Infantil, com a necessidade de criar mais vagas em tempo integral.

O prefeito também aproveitou para destacar que os gestores escolares vão continuar com diálogo aberto com a Prefeitura. “Estamos do mesmo lado e com parceria cada vez mais estreitada. Que este ano de 2017 seja de grandes conquistas, com fortalecimento do papel do professor”, pontuou. Ele solicitou ainda foco na Prova Brasil 2017, que possibilitará uma fotografia da rede municipal de ensino de Salvador. “Todas as escolas melhoraram as notas e esperamos que ocorra o mesmo este ano. Para isso, contamos com o apoio de todos vocês”, finalizou.

A abertura da jornada contou ainda com as presenças do chefe de Gabinete, João Roma; da diretora pedagógica da Smed, Joelice Braga; da presidente do Conselho Municipal da Educação, Lindalva Amorim; da professora e presidente do Fórum de Gestores, Ivonete Santos; e da presidente do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, Cibele Amado. A parte cultural ficou a cargo de apresentações como a do Coral Hora do Saber, formado por alunos da unidade ensino localizada na Chapada do Rio Vermelho, e da pesquisadora e idealizadora do projeto Cirandando Brasil, Nairzinha Spinelli.

Demais atividades – A Jornada Pedagógica terá prosseguimento nos dias 1º (quarta-feira) e 3 (sexta-feira), nas Gerências Regionais. A atividade é preparatória para o início das aulas da rede municipal de ensino, marcada para o próximo dia 6. A rede é composta hoje por mais de 130 mil estudantes dos ensinos Infantil, Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Bloco Cortejo Afro apresenta fantasia para o Carnaval 2017

O Cortejo Afro apresenta nesta segunda-feira (30), durante o ensaio realizado na Praça das Artes – Pelourinho, sua fantasia para o Carnaval 2017. A estampa e o modelo foram desenvolvidos pelo estilista Fause Haten e por Alberto Pitta, artista plástico e presidente do bloco. Sob coordenação de Paulo Borges, criador do São Paulo Fashion Week, o tecido foi impresso com estampas em 3D. A fantasia faz referência ao tema do bloco, que este ano faz homenagem a Gilberto Gil, considerado por Pitta "o maior e mais completo artista da música popular brasileira de todos os tempos". O Bloco desfila sexta-feira (24/02), no Circuito Avenida e domingo e segunda (26 e 27/02), no Circuito Barra/Ondina. Com edição limitada de 1.500 unidades, as fantasias custam R$300 e podem ser adquiridas, a partir desta segunda-feira (30), durantes os Ensaios do Cortejo Afro, no balcão Samba Vivo - Shopping Piedade (2º piso) e no site www.centralblack.com.br.

Prefeitura anuncia alterações no tráfego para Festa de Iemanjá em Salvador. VEM VER AS FOTOS

A prefeitura de Salvador anunciou neste domingo (29) que realizará algumas modificações no tráfego da região do bairro do Rio Vermelho em virtude da tradicional Festa de Iemanjá, que será realizada na próxima quinta-feira (2). A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) instalará 12 barreiras de trânsito entre às 4h da próxima quinta e 6h da próxima sexta com a intenção de isolar as vias do bairro. Nesse período ficará proibida a circulação e estacionamento de veículos na Rua da Paciência, Travessa Prudente de Moraes, Largo de Santana, Rua Guedes Cabral, Rua Borges dos Reis, Rua Almerinda Dutra, Rua João Gomes, Rua Conselheiro Pedro Luiz e Largo da Mariquita. O trânsito será desviado na Av. Oceânica, na interseção com a Rua Eurycles de Mattos; na Av. Cardeal da Silva, nas proximidades da Rua Almirante Barroso; na Rua Oswaldo Cruz, interseção com a Av. Juracy Magalhães Júnior; e na Rua Conselheiro Pedro Luiz, no retorno para a Av. Vasco da Gama. Ainda de acordo com a prefeitura, a Rua Marquês de Monte Santo (entre a Rua Doutor Antônio Queiroz Muniz e a Rua Odilon Santos) e a Rua Odilon Santos (entre a Rua Marquês de Monte Santo e a Rua Monte Conselho) terão sentido duplo de tráfego durante a festa.

FOTO:MARIA LULU LULURUTS


 FOTOS: MARIA LULU LULURUTS




FOTO: MARIA LULU LULURUTS 

FOTO: MARIA LULU LULURUTS
FOTO:MARIA LULU LULURUTS
FOTO: MARIA LULU LULURUTS
FOTO: MARIA LULURUTS
FOTO:MARIA LULU LULURUTS 
FOTO: MARIA LULU LULURUTS
FOTO MARIA LULU LULURUTS
FOTO:MARIA LULU LULURUTS

domingo, 29 de janeiro de 2017

Prefeitura monta esquema de operação especial para festa de Iemanjá VALE A PENA CONFERIR !!

A Prefeitura já está preparada para a festa que toma conta do Rio Vermelho no próximo dia 2. Aqueles que pretendem prestar suas homenagens à Iemanjá contarão com serviços como limpeza urbana logo após a festa, atendimentos de saúde, ordenamento do comércio informal, operação de trânsito, entre outros. A Empresa Salvador Turismo (Saltur), responsável pela gestão do evento, estima que os investimentos para a festa cheguem a R$ 1 milhão. Confira abaixo os serviços que foram preparados pelos órgãos municipais.
Ordenamento - A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) disponibilizou 410 vagas para comerciantes informais que trabalharão com isopores, food trucks e carros de gelo. O cadastramento será feito presencialmente, na sede da Semop, nos dias 30 e 31, das 8h às 17h. Não existem mais vagas após a primeira etapa de inscrição, que aconteceu pela internet. Como já acontece em outras festas populares, o uso de louças, vidros e alumínio não serão permitidos – todo material deverá ser descartável. Também não será permitida a comercialização de produtos em carros-de-mão, fogareiros, churrasqueiras, nem bebidas pré-preparadas artesanalmente. Todo material irregular será apreendido.
A instalação dos equipamentos pode ser feita a partir das 12h do primeiro dia de fevereiro e a retirada do material até às 8h do dia 3 do mesmo mês. Para a festa do Rio Vermelho, será empregado um efetivo de 70 agentes de fiscalização que irão fazer o ordenamento do comércio informal.
Guarda Municipal - A Guarda Civil Municipal (GCM) irá atuar com 160 agentes, durante a festa. Os guarda civis realizarão apoio às atividades da Semop, no ordenamento e fiscalização do comércio informal, nas ações de barreiras de trânsito da Transalvador, além de colaborar com a segurança pública, desenvolvendo patrulhamento preventivo em toda área da festa.
Salvamar - A Coordenadoria de Salvamento Marítimo do Município dará apoio ao festejo com um posto móvel na Praia do Rio Vermelho, um jet ski e um bote que acompanha a entrega dos presentes à Iemanjá. Cerca de 12 salva-vidas devem atuar na operação durante o 2 de fevereiro.
Limpurb - A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) disponibilizará cerca de 250 agentes para a limpeza das ruas impactadas pela festa de Iemanjá. A limpeza começa à meia-noite, utilizando 32 equipamentos, entre compactadores e caminhões-pipa. Serão espalhados pela região mais de 200 sanitários químicos - sendo 141 para mulheres -, em locais como Praça Brigadeiro Farias Rocha, Avenida Presidente Vargas, Avenida Juracy Magalhães, Largo da Mariquita, Rua do Meio, entre outras.
Saúde - Para garantir assistência à saúde de soteropolitanos e turistas durante a festa de Iemanjá, a Prefeitura irá montar um esquema especial para operar exclusivamente no evento. Um módulo assistencial na Rua Vieira Lopes, semelhante aos instalados durante o Carnaval, funcionará das 10h às 22h, com uma estrutura montada que contará com seis leitos, dois médicos, dois enfermeiros e três técnicos. Uma ambulância de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também ficará de prontidão na unidade, garantindo maior otimização no atendimento das ocorrências que necessitarem de transferência para unidades hospitalares.
Manutenção - Para deixar tudo preparado para a festa de Iemanjá, a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) trabalha na montagem do barracão para a entrega dos presentes, recuperação dos passeios, pintura da Sereia e casa dos pescadores, entre outras estruturas, limpeza das caixas de passagem e poda de árvores. Trabalham na preparação prévia 60 homens.
Transalvador - A festa de Iemanjá terá esquema de trânsito especial preparado pela Transalvador. Entre 4h do dia 02 de fevereiro e 6h do dia seguinte, 12 barreiras de trânsito vão isolar vias do Rio Vermelho onde acontecerá o evento, para segurança dos participantes. No período, estarão proibidos circulação e estacionamento de veículos na Rua da Paciência, Travessa Prudente de Moraes, Largo de Santana, Rua Guedes Cabral, Rua Borges dos Reis, Rua Almerinda Dutra, Rua João Gomes, Rua Conselheiro Pedro Luiz e Largo da Mariquita.
O tráfego será desviado na Av. Oceânica, próximo à Rua da Paciência, na interseção com a Rua Eurycles de Mattos; também na Av. Cardeal da Silva, nas proximidades da Rua Almirante Barroso; na Rua Oswaldo Cruz - interseção com a Av. Juracy Magalhães Júnior; e na Rua Conselheiro Pedro Luiz, no retorno para a Av. Vasco da Gama. Terão sentido duplo de tráfego a Rua Marquês de Monte Santo, entre a Rua Doutor Antônio Queiroz Muniz e a Rua Odilon Santos; e a Rua Odilon Santos, entre a Rua Marquês de Monte Santo e a Rua Monte Conselho.
Serão montadas barreiras de trânsito nas seguintes vias:
- Rua Conselheiro Pedro Luiz / Rua Canavieiras;
- Rua Conselheiro Pedro Luiz / Rua Vieira Lopes;
- Rua da Paciência / Rua Almirante Barroso;
- Rua da Paciência / Travessa Prudente de Moraes;
- Rua da Paciência / Rua Lídio de Mesquita;
- Rua Oswaldo Cruz/Av. Juracy Magalhães Júnior;
- Rua Vieira Lopes/Rua João Gomes;
- Rua Vieira Lopes / Rua Ilhéus;
- Av. Juracy Magalhães Júnior / Rua Vieira Lopes;
- Av. Cardeal da Silva / Rua José Tabuada Vidal;
- Av. Cardeal da Silva / Travessa Prudente de Moraes;
- Rua Odilon Santos / Travessa Basílio de Magalhães.
Social - A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) fará a instalação de Espaço de Convivência,para crianças e adolescentes, filhos de ambulantes que estiverem trabalhando na festa. A unidade vai funcionar na Escola Municipal Hercilia Moreira, localiza na Rua Monte Conselho, nº 121, Rio Vermelho, das 8h às 20h.
No local, que terá capacidade para acolhimento de 30 crianças e adolescentes, serão ofertados todos os cuidados necessários, como cinco refeições diárias e higiene pessoal. Para tornar o espaço agradável e acolhedor, a equipe técnica formada por 21 profissionais realizarão atendimento em tempo integral e desenvolverão atividades lúdicas, esportivas e pedagógicas, previamente planejadas, respeitando a idade e a cultura do público atendido.
Também serão realizadas escutas de todos os acolhidos, sobretudo dos que demandem uma atenção especial, visando conhecer o seu histórico de vida e sua realidade. Os pais ou responsáveis, ao realizarem a visita, também serão escutados e orientados quanto às questões relacionadas aos seus filhos/parentes, e, quando necessário, encaminhados para atendimentos nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e para atendimentos de saúde notificações ao Conselho Tutelar.
Todos os acolhimentos serão efetuados mediante a abordagem do educador e ou representante dos órgãos de proteção e defesa da criança e do adolescente, salvo em situações excepcionais onde o trabalho infantil possa ser confirmado.
Sedur - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) contará com 30 agentes na festa de Iemanjá para combater a exibição de publicidade irregular e garantir a proteção à marca do patrocinador da festa. Para ordenar a exibição de publicidades na festa, a Sedur atuará durante o evento para coibir a veiculação de propagandas em postes, muros, árvores, gradis e demais suportes na região onde acontece a festa e realizar a remoção, caso seja necessário.

Os grupos e pessoas que quiserem se manifestar poderão carregar cartazes, bandeiras ou faixas, respeitando as normas definidas pela legislação municipal, que proíbe a fixação em mobiliário urbano sem autorização da Sedur e em equipamentos públicos.

Festa de Iemanjá tem início dia 1º no Rio Vermelho,e outras novidades ,vem ver !!!!

Uma das principais manifestações com origem nas religiões de matriz africana em Salvador, a Festa de Iemanjá 2017, que tem como ponto alto o bairro do Rio Vermelho, já teve a programação definida pela Colônia de Pescadores. Os festejos contam com apoio da Prefeitura, que apoia a parte artística e organização com um esquema especial de prestação dos serviços públicos. As atividades já têm início no dia 1º (quarta-feira), às 7h, com a abertura do caramanchão ao lado da Colônia de Pesca Z1, próximo ao Largo de Santana, para entrega dos presentes nos balaios.

Já no dia de louvor à orixá (2), é depositado o presente de Oxum no Dique do Tororó, às 2h30. Às 4h45, uma alvorada de fogos anuncia os festejos e a chegada do presente principal – geralmente mantido em segredo até a hora em que é levado ao mar – na Colônia de Pescadores. Às 15h30, o presente principal e as demais oferendas são levadas até alto-mar para serem depositadas. O encerramento dos festejos religiosos acontece às 18h.

Este ano, em resposta à recomendação da Polícia Militar, as apresentações musicais e sonorização em logradouros públicos foram limitadas até 22h. “Nas reuniões preparatórias, houve essa manifestação do comando da Polícia Militar de que era importante estabelecer um limite máximo de horário para emissão de som na rua. Consultamos a Amarv (Associação dos Moradores e Amigos do Rio Vermelho), a Colônia de Pescadores e o Sindicato dos Hoteis, Bares e Restaurantes e estipulamos o horário-limite. É importante lembrar que o bairro também é residencial e tem vida noturna já consolidada, além de ser um local com grande confluência de tráfego da cidade. Considerando ainda os limites de operação para desobstruir e limpar as vias, essa é uma decisão razoável e consensual”, relata o secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco.

História – De acordo com historiadores, a festa em homenagem a Iemanjá teve início em 1923, quando um grupo de 25 pescadores resolveu oferecer presentes para a mãe das águas. Nesse período, os peixes estavam escassos no mar e, a partir de então, todos os anos os pescadores pedem à orixá fartura de peixes e mar tranquilo. A festa foi tomando grande proporção e, hoje, além das manifestações artísticas como a capoeira e as rodas de samba, também são pontos marcantes a enorme fila para oferta de presentes no caramanchão ao lado da Colônia de Pescadores Z1, o branco das vestes dos adeptos da orixá e as festas modernas em ambientes privados do bairro.

Dentre as superstições que envolvem as homenagens à Iemanjá refere-se à receptividade dos presentes. Reza a lenda que, caso o presente seja encontrado na beira da praia, é porque a divindade não gostou da oferta. Outra crença é de que o cavalo marinho é o guardião da casa de Iemanjá, sendo ele o mensageiro mais rápido. Além disso, todos os anos é preparado um presente principal pelos pescadores, cujos preparativos são marcados por rituais. Mais recentemente, são realizadas campanhas de conscientização para que as pessoas adotem presentes sustentáveis, como uma forma também de preservar o meio ambiente.

ABERTA EXPOSIÇAO FOTOGRAFICA "ANVERSO ",CONFIRA AS FOTOS

Amigos, no dia 28/01 foi aberta a Exposição Fotográfica "ANVERSO" no Salvador Shopping e lá permanecerá por 15 dias, quando seguirá para a segunda etapa no Salvador Norte Shopping. Foi um belíssimo trabalho realizado com os  maravilhosos fotógrafos Magali AbreuThales Antonio e Pepe Fiorentino. Aguardamos a presença de todos para apreciarmos juntos um pouco dessa arte que tanto nos encanta. (Marcos Freire )







sábado, 28 de janeiro de 2017

NOVIDADES NOS FESTEJOS DA FESTA DE IEMANJA CONFIRA

O esquema policial para a Festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, já está formado. A celebração, que ocorre tradicionalmente no Rio Vermelho, contará 941 profissionais da Segurança Pública, entre eles civis, militares e bombeiros, que iniciam os trabalhos ainda no dia 1º. O festejo conta, este ano, com novidades como a determinação de horário de término dos festejos, que só poderão se estender até as 22h.
Liderados pelo Comando de Policiamento Regional Atlântico, participam do evento unidades da operações Gêmeos e Apolo, os batalhões de Polícia de Choque e Especializado em Polícia Turística, e dos esquadrões de Motociclistas Águia, e de Polícia Montada, além do reforço da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar.

Parque da Cidade recebe show do Chiclete com Banana no domingo (29) e muitas outras atividades gratuitas

O clima do Verão domina a programação do Parque da Cidade neste domingo (29). O espaço administrado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Cidade Sustentável e Inovação (Secis), recebe diversas atrações gratuitas e para todas as idades. Dentre os destaques está o show da banda Chiclete com Banana, a partir das 11h, no Anfiteatro. Além dos grandes sucessos, o repertório do grupo comandado por Rafa Chaves conta com uma novidade: a nova música de trabalho, “Felicidade sou eu”.

Já os fãs de música também podem curtir a quarta edição do piquenique com DJs. A iniciativa do Coletivo DJs da Bahia e da Alltera Comunicação convida o público a ter uma tarde de domingo diferente. O som fica sob o comando dos DJs baianos Alain Alan, Fabian de Paula e Anderson Roberto. Para curtir, basta levar a toalha e a cesta de piquenique e estender, das 12h às 18h, no Gramadão.

Pet Stop – Os donos de animais de estimação podem aproveitar os Pet Stop. Os novos equipamentos – cinco no total – vão ajudar a educar e auxiliar os donos de animais de estimação, frequentadores do parque, na hora de recolher as “caquinhas” dos bichinhos. A iniciativa acontece das 15h às 18h30, na Alameda dos Ipês, com diversas brincadeiras e ações lúdicas de conscientização sobre a importância de recolher os dejetos dos bichos nas ruas. Os equipamentos ficam instalados no início da Rua do Meio (entrada do parque), no final da Alameda dos Ipês, na Praça Melhor Idade e no Gramadão, em frente ao Anfiteatro.

Quem deseja dar um lar para animais de estimação pode aproveitar a feirinha de adoção da União de Proteção Animal de Salvador, das 9h às 13h, no Parquinho Infantil. Para adotar os cães e gatos é necessário apresentar o RG, CPF e comprovante de residência. Também é pedida uma taxa de colaboração – não obrigatória – no valor de R$40.

Demais atividades - A Atividade Falun Dafa – prática de meditação com exercícios suaves da mente e do corpo para todas as idades – é uma boa opção para quem deseja diminuir a ansiedade e o estresse causados pelas preocupações diárias da vida. A atividade acontecerá no gramado da Praça Confúcio, das 8h30 às 9h30.

Para fazer a alegria da criançada e incentivar a prática do pedal, será montado o mini-circuito de bike. A atividade vai ser montada na Praça Pau Brasil e estará disponível para crianças de 2 a 7 anos, das 9h às 16h.

O clima de solidariedade também vai fazer parte da programação. A Creche Mãe Nildete promoverá um bazar na Alameda dos Ipês, das 9h às 17h. O bazar terá itens como roupas de crianças e adultos, brinquedos e pequenos acessórios para decoração doméstica. A intenção é angariar recursos para a obra da sede da instituição, que fica localizada no bairro de Coutos. O espaço é uma instituição sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes carentes com faixa etária de 1 a 14 anos.

Mirante do Rio Vermelho recebe Neila Kadhi neste domingo (29)

O Mirante do Rio Vermelho, localizado na Praia da Paciência, receberá mais uma edição do Circuito Skol neste domingo (29). Quem vai animar o público é a artista Neila Khadí, a partir das 16h, com repertório do novo show “Para todo um”, com apresentação gratuita. O projeto é organizado pela Skol e conta com apoio da Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

Cantora, compositora, produtora musical e instrumentista soteropolitana, Neila Kadhí, busca uma interpretação moderna de ritmos/gêneros tradicionais brasileiros na própria sonoridade. Após um ano em Los Angeles-EUA, onde realizou a especialização em "Electronic Music Production”, a artista retornou à Salvador e trouxe muitas novidades. Ela passa a somar às performances o uso de ferramentas eletrônicas que a auxiliam nesta nova perspectiva sonora. O novo trabalho traz a parceria com Alexandre Lins na percussão acústica e com Jelber Oliveira no piano, acordeom e sintetizadores.

Prefeitura realiza vistoria conjunta no Circuito Dodô (Barra/Ondina)

Técnicos da Prefeitura realizaram, nesta sexta-feira (27), uma vistoria no Circuito Dodô (Barra/Ondina) para verificar se os camarotes estão atendendo à determinação de não ocupar as áreas públicas e de conservar os equipamentos da cidade. Participaram da ação técnicos das secretarias de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur); Infraestrutura, Obras Públicas (Seinfra); e Manutenção (Seman). É a primeira vez este ano que uma ação conjunta dos órgãos é realizada para evitar danos cometidos por instalações provisórias do Carnaval ao espaço público.

“Hoje está sendo realizado um esforço conjunto da Prefeitura, na intenção de preservar o espaço dos foliões. Verificamos itens como camarotes em cima dos passeios ou algum tipo de obstáculo para, assim, termos uma festa tranquila e as pessoas possam se divertir com segurança. Além disso, há também a preocupação se o patrimônio público, sofreu algum tipo de dano durante a montagem dos equipamentos”, explicou o coordenador de Fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas.

A Operação pré-Carnaval continua neste sábado (28), quando as equipes retornam aos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Centro) para prosseguir com a fiscalização das instalações dos camarotes em processo de montagem nos circuitos do Carnaval. O ponto de partida será novamente no bairro de Ondina, na altura do Apart Hotel, às 9h.

Procedimento – Durante as vistorias são verificadas uma série de exigências a serem cumpridas pelas montadoras de camarotes. Por exemplo, as estruturas devem estar dotadas de equipamentos de proteção contra incêndio, ter sistema de aterramento adequado, rota de fuga, sinalizadores, balizadores e extintores.

Em duas ações realizadas na Operação pré-Carnaval, a Sedur expediu 216 notificações a camarotes e a estabelecimentos comerciais e proprietários de marquises. Do total, 95 foram aplicadas no Circuito Dodô e as demais no Circuito Osmar. As medidas protetivas alcançam em dobro o circuito localizado no Centro da cidade, visto que o entorno da localidade é composto por casarões antigos. Os proprietários que residem no perímetro desse circuito são notificados para que, durante o período da festa, evitem superlotar os imóveis e evitem abrigos debaixo de sacadas e marquises.

Licenças - Até agora, nove camarotes já deram entrada no licenciamento das montagens das estruturas. Os interessados em montar os camarotes para o Carnaval 2017 devem solicitar a autorização até o dia 6 de fevereiro à Sedur, ex-Sucom, localizada na Avenida ACM, Empresarial Thomé de Souza. Durante todos os dias da folia, os agentes da Sedur estarão em regime de 24 horas para vistoriar as acomodações.

Prefeitura terá acolhimento para filhos de ambulantes em festa de Iemanjá

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) terá um espaço de convivência para crianças e adolescentes, filhos de ambulantes que estiverem trabalhando na festa. A unidade vai funcionar na Escola Municipal Hercilia Moreira, localiza na Rua Monte Conselho, nº 121, Rio Vermelho, das 8h às 20h. A medida tem sido implantada pela Prefeitura em festas populares, a exemplo da Lavagem do Bonfim, quando foram acolhidos 15 meninos e sete meninas.
No local, que terá capacidade para acolhimento de 30 crianças e adolescentes, serão ofertados todos os cuidados necessários, como cinco refeições diárias e higiene pessoal. Para tornar o espaço agradável e acolhedor, a equipe técnica formada por 21 profissionais realizarão atendimento em tempo integral, e desenvolverão atividades lúdicas, esportivas e pedagógicas, previamente planejadas, respeitando a idade e a cultura do público atendido.
Também serão realizadas escutas de todos os acolhidos, sobretudo dos que demandem uma atenção especial, visando conhecer o seu histórico de vida e sua realidade. Os pais ou responsáveis, ao realizarem a visita, também serão escutados e orientados quanto às questões relacionadas aos seus filhos/parentes, e, quando necessário, encaminhados para atendimentos nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e Centros de Referência da Assistência Social (Cras)

Salvador sedia ciclo de palestras sobre os fatores de risco e de proteção para o câncer

Salvador sedia ciclo de palestras sobre os fatores de risco e de proteção para o câncer


Realizado na véspera do Dia Mundial do Câncer, encontro reunirá especialistas de áreas como oncologia, infectologia e do centro de pesquisa no Hospital São Rafael.
Quem acredita que não há como prevenir os vários tipos de câncer, engana-se. A prática de hábitos saudáveis como não fumar, fazer atividades físicas, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, além de realizar exames regularmente podem reduzir significativamente a incidência da doença na população e a probabilidade de morte, que é de mais de 180 mil pessoas somente no Brasil, de acordo com dados do INCA. O tema será alvo de ciclo de palestras promovido pelo Hospital São Rafael (HSR), dia 03 de fevereiro, na véspera do Dia Mundial do Câncer.

Durante o evento, promovido pela Saúde do Trabalhador, doze especialistas vão abordar os fatores de risco e de proteção para o câncer, a exemplo de porquê e como surge, e as inovações científicas na área de diagnóstico. A iniciativa integra a campanha mundial ‘Nós podemos. Eu posso’, realizada em Salvador com apoios do Ministério da Saúde e do INCA, com objetivo de sensibilizar os indivíduos sobre a importância que cada um tem, na prevenção da doença e na diminuição dos impactos do câncer, nas famílias e nas comunidades. 
O ciclo de palestras terá início às 10h30, debatendo diversos assuntos como: alimentação protetora, espiritualidade e as defesas imunológicas, perigos de alguns medicamentos e exposições ocupacionais. Também serão apresentadas novidades na área da pesquisa em câncer, os mitos e verdades sobre a radiação, dentre outros.

O evento ocorrerá no auditório Luigi Faroldi, do Hospital São Rafael, até às 13h30. Serão distribuídos, gratuitamente,100 exemplares do glossário temático “Fatores de Proteção e de Risco de Câncer”, encaminhados pelo Ministério da Saúde especialmente para esse encontro.

Câncer em Números - De acordo com o INCA, em 2016 foram esperados, entre as mulheres, mais de 300 mil casos de câncer sendo, 12mil na Bahia e 3.400 em Salvador; entre os homens a expectativa era de 295 mil novos casos, sendo 12.900 na Bahia e 2.900 em Salvador. O tipo mais recorrente, em ambos os sexos, é de pele não melanoma (175 mil casos novos). Logo em seguida, estão os cânceres de próstata, pulmão, cólon e reto, estômago e leucemias, nos homens; enquanto para as mulheres, lideram os de mama, cólon e reto, colo do útero, pulmão, estômago, corpo do útero, ovário, glândula tireoide e linfoma não-Hodgkin. Os dados podem ser alarmantes, mas o cuidado, o tratamento e a prevenção podem ajudar a mudar essa realidade.

A Editora Pimenta Malagueta dirigida pela incansável Miriam de Sales......

A Editora Pimenta Malagueta dirigida pela incansável Miriam de Sales, realizou na tarde de quarta (25)  no Gabinete Português de Leitura, em Salvador, o lançamento do 2º volume da seleta bilíngue (português/inglês) “Panorama da Literatura Brasileira”, que reúne 20 autores de todo o Brasil e já foi por dois anos consecutivos lançada no Salão Internacional do Livro, em Turim - Itália e no Salão do Livro, em Lisboa.

Na oportunidade houve a palestra do professor e escritor pernambucano, Luciano Marinho, que nos brindou com belas reflexões sobre a arte de escrever e a riqueza da língua portuguesa, ouvido com muita atenção pela plateia, constituída essencialmente por escritores e leitores..




sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Exposição ‘Vidas Refugiadas’ entra em cartaz no Palacete das Artes na próxima terça

Exposição ‘Vidas Refugiadas’ entra em cartaz no Palacete das Artes na próxima terça
Foto: Divulgação
A exposição “Vidas Refugiadas”, que retrata o cotidiano de oito mulheres refugiadas no Brasil, será inaugurada na próxima terça-feira (31), às 19h, no Palacete das Artes. A mostra fotográfica conta com 22 imagens produzidas pelo fotógrafo Victor Moriyama, em estúdio ou não, que jogam luz sobre as conquistas, valores e esforços dessas mulheres para construir dias melhores no país que as acolheu. A exposição, que tem entrada gratuita, permanecerá aberta ao público até 5 de março. O funcionamento da mostra é de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.

Serviço
O QUÊ: Exposição fotográfica “Vidas Refugiadas”
QUANDO: Terça-feira, 31 de Janeiro, às 19h
ONDE: Palacete das Artes – Graça
VALOR: Entrada Franca

LANÇAMENTO DE DOCUMENTARIO "VIVA O ABAETE"


Evento gratuito contará com a exibição do filme, roda de capoeira e apresentações culturais

Com berço no bairro de Itapuã e conhecidas pelas grandes rodas de samba, envolvimento com o público, empoderamento feminino e resgaste cultural, o grupo sociocultural As Ganhadeiras de Itapuã participará nesta segunda (30), a partir das 19h, do lançamento oficial do documentário “Viva o Abaeté”, evento aberto ao público que acontece na Casa da Música, em Itapuã.
Uma roda de capoeira abre a programação seguida pela exibição do documentário. Dividido em dois blocos, o longa metragem conta a história da lagoa, citando a fauna e flora local e destacando todas as belezas naturais da região. Entre os destaques, é possível citar o passeio pelas dunas do Abaeté, revelando lugares poucos conhecidos por baianos e turistas.

Ganham destaque também o surgimento do Museu da Imagem e do Som do Abaeté, conhecido por Casa da Música – onde acontece o evento, e a própria história das mulheres que já foram lavadeiras na Lagoa e hoje compõem o grupo As Ganhadeiras de Itapuã que, inclusive, encerra a programação da noite com um show especial que exalta o Abaeté, que acolhe e inspira essas cantoras e sambadeiras desde o início do grupo, em 2004.
Serviço:
Lançamento do DOC “Viva o Abaeté” – participação As Ganhadeiras de Itapuã
Data: 30 de janeiro (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Casa da Música (Alto do Abaeté, S/N – Itapuã)
ENTRADA FRANCA

FUZUE !!!Clube dos Caretas vai levar as velhas marchinhas para o pré-Carnaval de Salvador !!

Grupo desfila no sábado (18) e promete encantar o público sem assustar as crianças
Paramentados com máscaras feitas artesanalmente de papel machê e vestimentas exóticas, o Clube dos Caretas vai invadir o Circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra) no sábado (18 de fevereiro), dentro do Fuzuê. Desde 2014, o grupo bate ponto no Carnaval de Salvador e já participou inclusive do Furdunço, no Circuito Osmar (Centro). A promessa é de novamente encantar o público com a irreverência dos caretas ao som de marchinhas de antigos carnavais.
Ao atrair olhares de adultos e crianças por onde passam, os caretas brincam e interagem com os foliões durante o percurso. Durante a folia, o grupo é embalado pela banda composta por 15 músicos e que utiliza instrumentos de sopro e percussão. O repertório do Clube é formado essencialmente por marchinhas e recebe algumas intervenções com músicas de artistas como Caetano Veloso, Moraes Moreira e Armandinho.
O grupo é formado hoje por 11 jovens que gostam da proposta do clube de fomento à cultura popular. Os participantes são profissionais que possuem alguma ligação com as Artes Cênicas – requisito fundamental para ser integrante do grupo. Uma preocupação do clube é de que, durante a festa, a abordagem e as brincadeiras dos caretas não causem transtornos a crianças, por exemplo. Além das experiências no Carnaval, o Clube dos Caretas coleciona apresentações em eventos como o projeto “Santo de Casa”, da cantora Mariene de Castro.
Tradição – O Clube dos Caretas segue a tradição dos mascarados de outras regiões do estado e se apresenta com fantasias adornadas manualmente. Artista responsável pela criação da indumentária e idealizadora do grupo, Luciana Müller explica que as peças são feitas com inspiração nos caretas do Recôncavo Baiano. As vestimentas mesclam elementos de vários grupos da Bahia, o que torna o visual sempre atual.
“As fantasias imitam as roupas tradicionais dos caretas. São macacões de chitão, saias de material reciclável, de sisal ou mesmo outros materiais que temos para uso doméstico e que adaptamos para esta finalidade”, explica Luciana. A criação das máscaras envolve utilização de papel machê, pinturas e elementos como tecidos, palha, cordão de embalagem e materiais contemporâneos como piercings.
Abertura - Sobre os movimentos do Fuzuê e Furdunço, Luciana Müller comenta que entende esse processo de democratização da festa como preservação das tradições, mas sem perder o elo com a contemporaneidade. Ela ainda comemora a promoção da diversidade de atrações durante a folia. “Demorou para o Carnaval de Salvador abrir espaço para outras opções de blocos. Era algo que precisávamos há mais tempo. Se isso tivesse acontecido antes, talvez nós não teríamos vivido um esgotamento deste modelo atual da festa. A proposta de atrações sem cordas é maravilhosa e a Prefeitura foi muito feliz quando criou esses movimentos e os ampliou”,  ressalta