Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

CULTURA:Pelourinho Dia e Noite permite abertura de mais museus aos finais de semana


Que o Centro Histórico de Salvador é cheio de magia e encantos que ressaltam a singularidade do povo baiano todo mundo já sabe. A novidade é que moradores e turistas terão a oportunidade de mergulhar ainda mais nas histórias e traços artísticos que deram origem à cultura do povo da primeira capital do Brasil. A partir deste fim de semana (7 e 8), a Prefeitura, sob a coordenação geral da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), inicia o “Portas Abertas”, programação cultural dentro do Pelourinho Dia e Noite que promoverá a abertura de mais museus para visitação aos sábados e domingos.

Nesse primeiro momento, dez museus estarão de portas abertas para receber o público, que terá a oportunidade de conhecer documentos, fotografias, livros e prêmios recebidos por Jorge Amado; obras de arte do Golfo do Benin, de onde vieram a maioria dos negros que povoaram o Recôncavo Baiano; e exposição de objetos representativos das três etnias que deram origem ao povo brasileiro: índios, brancos e negros. Também podem ser conferidos documentos da vida privada, cotidiana e profissional dos homens públicos que ocuparam os mais altos cargos no poder executivo do Estado e a mais valiosa coleção de arte sacra do Brasil, dentre outros temas.

A iniciativa foi fruto da constatação de que muitos dos equipamentos ficavam fechados aos finais de semana, dias de maior movimentação em um dos principais pontos turísticos da cidade. “Essa iniciativa é muito importante tanto para o turista quanto para a população de Salvador, que precisa ter acesso a esse material e só tem tempo para fazer visitações desse tipo aos finais de semana. É uma grande chance de conhecer a história e a identidade da cidade com a família, fazendo o percurso dos museus a pé e tornando o dia diferente. Tenho certeza que qualquer pessoa vai sair encantada com nossas riquezas”, destaca Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), vinculada à Secult.
O “Portas Abertas”, aliado às demais atrações do Pelourinho Dia e Noite, já traz expectativas positivas para setores como o turismo. Para o presidente do Conselho Baiano de Turismo (CBTur), Roberto Duran, a abertura dos museus também aos domingos é uma reivindicação antiga do trade turístico. "Em qualquer lugar do mundo, os museus funcionam aos finais de semana e atraem visitantes. Salvador andava na contramão desta realidade. A iniciativa é fundamental para aquecer a visitação ao Centro Histórico. É mais um fator que o turista levará em conta quando decidir vir à cidade", avalia.

Reforço na programação - A medida vai reforçar ainda mais a programação cultural gratuita já promovida pelo Pelourinho Dia e Noite. Uma das novidades é o Ajeum de Verão, que acontecerá na Casa do Benin de 6 de janeiro a 19 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. A atividade que divulga a culinária de origem africana contará com a chef Ana Célia Batista todas às sextas, sábados e domingos, no horário de almoço, das 11h às 16h. Às sextas-feiras, será realizada uma oficina gratuita com oito vagas e, para participar, basta enviar e-mail para museucasadobenin@salvador.ba.gov.br. A seleção será através da ordem de inscrição, onde os oito primeiros inscritos receberão a confirmação. A Casa do Benin é administrada pela Prefeitura por meio da Fundação Gregório de Mattos.

Além do Ajeum de Verão, prosseguem na grade do Pelourinho Dia e Noite o Concerto nas Igrejas, que realiza apresentações musicais nas igrejas nas manhãs de domingo, Programação Infantil com atrações para a criançada no Largo de Santo Antônio, e SambaJazz no Pelô, no Largo do Terreiro de Jesus.

Serviços – Para aproveitar com mais conforto a programação, serão disponibilizadas cerca de 240 vagas de estacionamento Zona Azul na região, além de mais de 800 vagas em estacionamentos privados. Os visitantes contarão com o Posto de Atendimento ao Turista localizado no Elevador Lacerda, um dos principais cartões-postais da cidade e bastante utilizado pela população para acesso entre as cidades Alta e Baixa. O posto funciona nos dias úteis, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Além disso, os serviços de limpeza, o ordenamento de ambulantes e do trânsito serão intensificados neste período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário