Prefeitura avalia ações para movimentar receptivo no Porto de Salvador
O turismo náutico é uma importante porta de entrada de visitantes em Salvador e o fluxo de cruzeiros, durante o Verão, é uma mostra disso. Somente na manhã desta terça-feira (24), mais de sete mil turistas chegaram à cidade pelo Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Salvador. Do total, 3.830 pessoas estão a bordo do navio Preziosa e 3.303 pelo Costa Fascinosa, oriundos do Rio de Janeiro e Búzios. Para atender com mais eficiência a esses visitantes, a Prefeitura estuda medidas principalmente para a área externa do terminal.
A constatação foi feita pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), em visita ao terminal para acompanhamento da chegada dos turistas. De acordo com o titular da pasta, Cláudio Tinoco, é necessário um melhor ordenamento das ofertas de tour e translados vendidos de maneira avulsa por guias e condutores, por exemplo, já que o terminal possui agência de receptivo dentro do equipamento.
Outro ponto identificado é a necessidade de intensificar a sinalização para orientar turistas que preferem circular, de forma independente, nas áreas do Mercado Modelo e Centro Histórico. “Até a terça-feira de Carnaval (28 de fevereiro), 45.887 mil turistas vão chegar em Salvador pelo Terminal Marítimo. Queremos estar preparados para atender bem a esses visitantes”, frisa.
Dentro do terminal já foi implantado um balcão de informações com um agente municipal, que distribui mapas turísticos e roteiros. Além disso, são oferecidas informações em português, inglês, espanhol e francês aos visitantes. Entre os passeios mais escolhidos pelos turistas estão o Centro Histórico, o Mercado Modelo e toda extensão de Orla, sobretudo as praias da Barra.
Até abril, 32 navios estão agendados para chegar à cidade, trazendo 82.836 mil passageiros que devem deixar em Salvador cerca de R$ 10 milhões. As embarcações previstas para o período são oriundas do Rio de Janeiro e Búzios (RJ), Recife (PE), Maceió (AL), Santos (SP) e Alter do Chão (PA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário